Citroën ‘Ami for All’: nova solução de independência para pessoas com mobilidade reduzida
A Citroën apresenta o conceito “Ami for All”, um projeto desenvolvido em conjunto com a PIMAS, especialista na conversão de veículos para Pessoas com Mobilidade Reduzida.
Este protótipo foi concebido para ser conduzido por Pessoas com Deficiência que já não utilizam pelo menos um membro inferior, nomeadamente para os que utilizam cadeiras de rodas. O protótipo inclui diversos desenvolvimentos técnicos, tais como um maior ângulo de abertura das portas, equipamentos para o utilizar a passar da cadeira de rodas para o banco (prancha e correias), controlo mecânico e manual da aceleração e da travagem, um punho no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora do habitáculo.
Com o “Ami for All”, a Citroën devolve a independência aos que a perderam, com uma solução de mobilidade elétrica acessível e que não necessita de carta de condução. O “Ami for All” oferece uma forma fácil de levar uma vida ativa e de se integrar socialmente, sem depender de terceiros para os acompanhar, ou utilizar os transportes públicos com os seus horários e meios de acessos imprevisíveis.
“O ‘Ami for All’ ajusta-se perfeitamente à filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática de acesso à mobilidade para todos. O Ami introduziu a facilidade de deslocação nas pequenas viagens e deu mais independência aos adolescentes, aos idosos e às pessoas sem carta de condução. Estamos muito satisfeitos por apresentar esta solução técnica para apoiar a mobilidade das pessoas com deficiência, e estamos a trabalhar para tornar este projeto viável a curto prazo”, afirmou Thierry Koskas, CEO da Citroën.
Acessível e prático, o ‘Ami for All’ proporciona mais autonomia
Devido à sua facilidade de acesso e de utilização, o “Ami for All” não tem rival no que respeita às possibilidades oferecidas às Pessoas com Deficiência. É um fator decisivo em termos de integração social, oferecendo mobilidade e independência a pessoas que têm atualmente bastantes restrições no seu dia a dia.
Uma resposta adequada a uma solução atualmente não existente
O “Ami for All” é uma forma particularmente eficaz de devolver a independência às pessoas com deficiência, especialmente àquelas que perderam a mobilidade das pernas e precisam de uma cadeira de rodas. Esta situação afeta 1% da população mundial. Trata-se de uma solução segura, confortável, compacta e ágil que lhes permite um meio de locomoção autónoma que podem conduzir a partir dos 16 anos, mesmo que não tenham carta de condução.
Génese
A génese deste projeto é simbólica: provém do programa Star*up, uma incubadora de ideias que permite aos colaboradores da Stellantis apresentar as suas ideias inovadoras. Caso a sua proposta seja selecionada, o colaborador tem a oportunidade de participar no acelerador de empresas, onde as ideias podem tornar-se realidade. O encontro entre Christophe Lapeyre, o homem por detrás do projeto, e a Citroën, em torno de uma visão comum, aconteceu de forma muito natural.
“O projeto que partilhei em 2022 consistia em propor uma solução ‘chave na mão’ para adaptar o desafio da eletrificação às deslocações das pessoas com deficiência. A ideia surgiu-me depois de ter observado que os alunos do liceu do meu enteado estavam dependentes de transporte em veículos adaptados, enquanto os seus colegas gozavam de total liberdade. Para além dos desafios sociais, identificar soluções técnicas e industriais foi um desafio particularmente motivador. Com a Citroën, encontrei imediatamente um patrocinador que acreditou em mim e me apoiou no desenvolvimento do projeto”, declarou Christophe Lapeyre, responsável pelo projeto “Ami for All”.
Ami: a solução de mobilidade ideal
O Ami é a ferramenta ideal para melhorar a vida diária e contribuir para uma maior independência. Incentiva as Pessoas com Deficiência a conduzirem ativamente, com base num orçamento controlado, e evita a complexidade do transporte adaptado ou dos transportes públicos, para que possam continuar a ser participantes ativos na sua própria mobilidade e usufruir de uma autonomia direta.
O seu tamanho compacto torna-o ágil e fácil de estacionar e garante espaço suficiente à sua volta para manobrar uma cadeira de rodas. A sua altura também facilita a entrada no veículo. Com uma velocidade de até 45 km/h, é fácil de manobrar e a sua autonomia de 75 km torna-o perfeito para uma utilização quotidiana. É estável e fechado, garantindo maior segurança e conforto.
O “Ami for All” é tão fácil de utilizar como qualquer outro dispositivo elétrico do dia-a-dia. Não necessita de um carregador especial e a recarga é rápida e fácil. A sua bateria de iões de lítio de 5,5 kWh, alojada de forma plana sob o piso, pode ser facilmente recarregada através do cabo elétrico de bordo situado na porta do lado do passageiro. Uma vez ligado o cabo, a carga completa demora menos de quatro horas, utilizando uma tomada convencional de 220 V.
Equipamentos funcionais, simples e práticos para pessoas com deficiência
A adaptação do “Ami for All” para pessoas com deficiência é normalizada e fácil de instalar, independentemente da versão do Ami que o cliente escolher. Foi concebido e construído em colaboração com a PIMAS, empresa líder na transformação de veículos para Pessoas com Mobilidade Reduzida.
A conceção do “Ami for All” baseou-se no espírito pragmático e no engenho do Ami, sem equipamentos supérfluos. Baseia-se numa adaptação mecânica do habitáculo para que as pessoas com deficiência nas pernas possam aceder facilmente ao habitáculo e conduzir. Para tal, foi necessário reformular a acessibilidade da porta do condutor, a ajuda à transferência a bordo, deslocar os comandos do acelerador e do travão para o nível da mão e adaptar o espaço interior para receber uma cadeira de rodas desmontada.
Acesso a bordo
O Ami constitui, naturalmente, uma solução interessante no que respeita à acessibilidade a bordo. Entrar e sair torna-se fácil graças a uma porta de grandes dimensões com abertura oposta, do lado do condutor (dobradiças traseiras). O ângulo das dobradiças da porta foi aumentado para permitir aos clientes a colocação de uma cadeira de rodas paralelamente ao rebordo do habitáculo, após a abertura da porta do condutor. De seguida, desdobra-se uma prateleira amovível e retráctil para permitir que a pessoa faça a sua passagem, de forma independente, da cadeira de rodas para o habitáculo. Os clientes podem deslocar-se da cadeira de rodas para o lugar do condutor graças a uma correia fixada na parte superior interior da moldura da porta. Esta operação demora apenas alguns minutos.
Condução
Uma vez a bordo e pronto para arrancar, o condutor dispõe de um punho no volante para facilitar a aderência e beneficiar da excelente manobrabilidade do “Ami for All”. Em vez dos habituais pedais para o motor elétrico de 6 kW, foi adicionada uma alavanca mecânica intuitiva para o controlo manual do pedal do acelerador e dos travões, a qual basta puxar ou empurrar. De notar que os pedais se mantêm operacionais.
Local de arrumação para a cadeira de rodas
Existem duas formas de transportar a cadeira de rodas. Esta pode ser colocada no habitáculo, aproveitando o grande espaço de arrumação à frente do passageiro no Citroën Ami. O condutor retira então as rodas da cadeira de rodas e fixa-as no espaço para os pés com uma correia especialmente concebida para o efeito. As rodas encaixam perfeitamente neste espaço de arrumação. A cadeira de rodas dobrada é colocada no banco do passageiro. A sua fixação é feita por um cinto de segurança adicional e específico. Esta configuração permite viajar de forma autónoma.
Caso esteja também presente um passageiro, a cadeira de rodas pode ser facilmente colocada num espaço dedicado na traseira do “Ami for All”, graças a uma estrutura de arrumação em alumínio. A cadeira de rodas terá então de ser instalada pelo passageiro e pode depois ser coberta por uma lona de proteção. Isto liberta todo o espaço do passageiro no habitáculo. Em vez de depender de um terceiro, o utilizador do “Ami for All” torna-se, ele próprio, num companheiro de viagens no dia-a-dia e em encontros sociais.
Desde o seu lançamento em abril de 2020, o Citroën Ami constitui uma surpresa no mercado da micromobilidade graças à sua engenhosa conceção. O Ami é fácil de manobrar devido ao seu formato ultracompacto, com apenas 2,41 m de comprimento. Sendo elétrico, pode ser recarregado em quatro horas através de tomada de 220V convencional, como qualquer eletrodoméstico. O Ami foi concebido para ser acessível ao maior número possível de pessoas: pode ser conduzido tanto por jovens de 16 anos como por pessoas de 77 anos, é económico e tem baixos custos de utilização.
Firmemente apoiado nas suas jantes de 14″, especialmente concebidas e colocadas nos quatro cantos da carroçaria para facilita o manuseamento, o Ami tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Promete agilidade no dia-a-dia, bem como facilidade de estacionamento graças ao seu excelente raio de viragem (7,20 m).