Airbnb vai proibir as “casas de festas”
O Airbnb vai proibir as “casas de festas”, anunciou o CEO da empresa, Brian Chesky, através da rede social Twitter. A decisão foi tomada depois de cinco pessoas terem sido atingidas mortalmente numa casa arrendada através da plataforma que foi usada para uma festa de Halloween e que juntou mais de uma centena de pessoas.
Starting today, we are banning “party houses” and we are redoubling our efforts to combat unauthorized parties and get rid of abusive host and guest conduct, including conduct that leads to the terrible events we saw in Orinda. Here is what we are doing:
— Brian Chesky (@bchesky) November 2, 2019
O tiroteio ocorreu em Orinda, Califórnia, numa cidade a leste de Berkeley, na área da baía de São Francisco. Três pessoas morreram no local e outras duas morreram mais tarde no hospital. Todas as vítimas tinham menos de 30 anos.
A empresa vai “reforçar esforços para combater festas não autorizadas e livrar-se de hóspedes com conduta abusiva”, escreveu Brian Chesky.
De acordo com o CEO, a empresa vai criar uma equipa de resposta rápida dedicada a “casas de festas” e expandir a triagem manual de reservas de alto risco”. O Airbnb, que deve entrar em bolsa em 2020, também tomará medidas contra utilizadores que violem as suas regras. “Temos de fazer melhor e vamos fazer melhor. Isto é inaceitável, sublinhou.
We must do better, and we will. This is unacceptable.
— Brian Chesky (@bchesky) November 2, 2019
A casa foi reservada por um pequeno grupo, antes de ser divulgada no Instagram como local de festa de Halloween e acabou por atrair mais de 100 pessoas. Segundo o Airbnb, o anfitrião não autorizou a festa.
O incidente está sob investigação e nenhum suspeito foi preso, segundo as autoridades.