Saiba como cortar mais de 200 euros por ano na factura da luz e do gás

Olhando para as ofertas comerciais de electricidade disponíveis no mercado português, a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos indica que os consumidores podem poupar até 161 euros por ano no mercado liberalizado de electricidade, comparativamente ao mercado regulado.

A estimativa diz respeito às ofertas de electricidade (apenas electricidade) e às ofertas duais (electricidade e gás natural). A análise envolve ainda três consumidores tipo, representativos do segmento residencial.

O boletim referente ao terceiro trimestre de 2019, divulgado hoje por ocasião do Dia Mundial da Poupança, revela também que as poupanças possíveis no mercado liberalizado são superiores no caso de contratos duais de electricidade e gás natural (até 204 euros/ano), quando comparados com contratos de electricidade (161 euros/ano).

Diz a ERSE que, em termos relativos, as poupanças anuais no mercado liberalizado podem representar entre 5 e 7% face à oferta do mercado regulado.

Para quem quer mudar de comercializador mas não sabe exactamente qual o melhor rumo a tomar, a ERSE sugere a utilização do simulador de preços que disponibiliza no seu website. Um inquérito realizado aos utilizadores do simulador indica que 56% encontrou preços mais baixos face ao contrato actual. Desses, 80% manifestou intenção de mudar de comercializador.

A ERSE recomenda que o consumidor compare as ofertas comerciais disponíveis pelo menos uma vez por ano: preferencialmente em Janeiro no que respeita a electricidade; Outubro no que concerne os contratos de gás natural.

Alterar a potência contratada

Além de trocar de comercializador, os consumidores devem considerar uma alteração da potência contratada. A redução da potência pode gerar poupanças a partir de 22 euros anuais por cada escalão.

Para ajudar o consumidor nesta decisão, a ERSE disponibiliza também um simulador de potência contratada. Esta calculador permite antecipar o impacto concreto de uma mudança na factura.

Ler Mais





Comentários
Loading...