Covid-19: Nova variante ‘Arcturus’ deixa especialistas em alerta. Índia regista 13 vezes mais casos positivos no último mês

Uma nova variante da Covid-19, conhecida como ‘Arcturus’, tem provocado um aumento exponencial da casos positivos na Índia e preocupado as autoridades de saúde. Tecnicamente apelidada de subvariante Ómicrons XBB.1.16, a nova estirpe multiplicou por 13 o número de casos positivos.

O aumento dos casos positivos levou mesmo o Ministério da Saúde local a realizar exercícios simulados durante esta semana para testar a capacidade dos hospitais no país para um possível aumento do fluxo de pacientes.

Em alguns estados da Índia, já foi promovido o regresso das máscaras em locais públicos, pela primeira vez no último ano.

Segundo dados da ‘Our World in Data’, os casos diários no país subiram para 3.108 a 4 de abril último, quando há um mês eram registado 242.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a monitorizar a evolução do XBB.1.16, que foi detetado pela primeira vez no final de janeiro, com autoridades sanitárias a sublinhar que este apresentava algumas mutações preocupantes.

“Está em circulação há alguns meses”, referiu Maria Van Kerkhove, líder técnica da Covid-19 da OMS. “Não vimos uma mudança na gravidade da infeção nos indivíduos ou nas populações. Tem uma mutação adicional na proteína spike que, em estudos de laboratório, mostrou maior infecciosidade, bem como potencial maior patogenicidade.”

A Índia foi um dos países mais afetados pela pandemia da Covid-19, tendo registado 4,7 milhões de mortes, segundo estimativas da OMS.