Grupo PSA e Bolloré assinam acordo de cooperação

cv6p5715re_1
O grupo PSA Peugeot-Citroën assinou um acordo estratégico de cooperação com a companhia de veículos eléctricos Bolloré, numa parceria que abrange as áreas de produção automóvel, distribuição e criação de modalidades de ‘carsharing’.
Este acordo reflecte o empenho de ambas as companhias na dinamização da mobilidade sustentada, surgindo em linha também com a intenção de se tornarem elementos fundamentais no mercado de ‘carsharing’, o qual deverá representar uma fatia importante da economia de mobilidade verde, a qual inclui essa modalidade de partilha de veículos e, ainda, as redes integradas de transportes públicos.
A este respeito, os dois grupos vão colaborar na área do ‘carsharing’, inicialmente na Europa e, mais tarde, através da criação de um consórcio com vista a expansão dessa modalidade de transporte a nível global com veículos eléctricos, tanto de passageiros, como comerciais. Os automóveis com motores térmicos de baixas emissões também serão incluídos neste programa.
O veículo que será distribuído pela PSA será o eléctrico Bluesummer, um descapotável de quatro lugares desenhado pela Bolloré com autonomia urbana de 200 quilómetros. Pelo lado da produção, o acordo prevê a montagem dos veículos Bluesummer na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Rennes, França, a partir de Setembro de 2015. Nessas infra-estruturas serão produzidos 15 veículos por dia, num máximo de 3500 unidades por ano.
Em termos estratégicos, ambos os grupos beneficiam com esta parceria: a Bolloré, conta já com grande experiência na produção de pequenos eléctricos (como o Bluecar, Bluesummer, Bluebus e Bluetram) e sistemas de ‘carsharing’ em diversas cidades francesas (Paris, Lyon e Bordéus são disso exemplos), ao passo que a PSA tem também alguma experiência nesta última área, com programas em vigor em França e Alemanha.
“Este acordo assinado entre as nossas duas companhias reflecte a visão que eu e o Vincent Bolloré partilhamos em soluções de mobilidade sustentada que nos permitirá fornecer aos nossos clientes a liberdade para se movimentarem, algo que consideramos um direito fundamental na sociedade actual”, referiu Carlos Tavares, Presidente da PSA Peugeot-Citroën.