BMW apresenta novo Série 7 repleto de tecnologia
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A BMW apresentou a nova geração do Série 7, autêntico topo de gama da marca bávara. As semelhanças com o actual modelo são imensas, mostrando linhas evoluídas em relação ao Série 7 ainda em comercialização, mas a BMW procedeu a uma renovação profunda de todos os elementos deste novo modelo, sobretudo ao nível da redução de peso.
Para concretizar esse objectivo, a marca recorreu a materiais compósitos como a fibra de carbono (CFRP) para diversos elementos da carroçaria (num conjunto denominado Carbon Core), mas também a aços de elevada resistência, alumínio, magnésio e plástico, providenciando assim ganhos que, dependendo da versão, podem ascender aos 130 kg.
De acordo com a marca, o novo Serie 7 é o primeiro automóvel na sua categoria em que o CFRP surge combinado com aço e alumínio, permitindo elevados níveis de rigidez e de segurança poupando no peso total.
Quanto a motores, este BMW surge com novas opções, destacando-se as versões melhoradas V8 e de seis cilindros em linha, ambas acopladas à melhorada caixa automática de oito velocidades Steptronic. Já o sistema de tracção integral xDrive pode ser equipado como opção nalgumas variantes. Assim, na Europa, o novo Série 7 contará com dois blocos a gasolina, o de seis cilindros em linha de 3.0 litros com 326 cv para os 740i e Li e o V8 de 4.4 litros com 450 cv para o 750i xDrive e 750 Li xDrive, havendo ainda uma opção Diesel na forma do 3.0 de seis cilindros com 265 cv para os 730d e 730 Ld.
Uma das versões em destaque é a 740e, que recorre a uma motorização Plug-in híbrida e que estará disponível na versão de distância entre eixos mais longa (LWB) – 740 Le –, pode também beneficiar do sistema xDrive. Esta solução une um motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros sobrealimentado a um motor eléctrico para potência total de 326 cv. Já o consumo médio fica cifrado nos 2,1 l/100km, ao passo que as emissões ficam-se pelos 49 g/km de CO2. O motor eléctrico pode funcionar como auxiliar de binário para o motor térmico, mas também como meio de propulsão único em velocidades até aos 120 km/h e autonomia de 40 quilómetros.
De série e transversal a toda a gama, o novo BMW terá suspensão adaptativa automática a ar (Dynamic Damper Control) que ajusta a altura ao solo consoante o programa escolhido ou o estilo de condução adoptado. Outra característica de relevo para o novo Série 7 passa pelas quatro rodas direccionais (Integral Active Steering) que providenciam maior eficácia dinâmica, sobretudo quando esse sistema é aliado ao xDrive. Além disso, disponibiliza ainda, pela primeira vez, o sistema Executive Drive Pro com controlo de rolamento da carroçaria e função de previsão com base em dados pré-estabelecidos. Barras estabilizadoras electromecânicas ajudam a manter o rolamento contido, enquanto o controlo de chassis adapta o amortecimento. O sistema de controlo de chassis (Driving Experience Control) conta com modos mais diferenciados, entre o Sport+ e o ECO PRO, havendo ainda a registar o modo Adaptive, com o automóvel a adaptar-se à condução e ao tipo de piso.
O série 7 terá duas opções de distância entre eixos com nomes de código diferenciados: G11 para a variante standard (5098 mm de comprimento e 3070 mm de distância entre eixos) e G12 para a mais longa (5238 mm de comprimento e 3210 mm de distância entre eixos).
Em termos estéticos, a BMW primou pela evolução e não pela revolução, motivo pelo qual os traços do novo Série 7 se aproximam dos do modelo actual. Os faróis LED são de série, mas como opcional a marca disponibiliza a tecnologia ‘Laserlight’ com base em raios laser com feixe de luz capaz de um alcance de 300 a 600 metros. Este sistema de iluminação, mais eficiente em termos de consumo de energia e de iluminação, foi estreado no eco-desportivo i8, surgindo agora como parte dos opcionais do Série 7.
Ainda no âmbito da tecnologia, este novo modelo beneficia de sistema iDrive controlado a partir de um ecrã táctil e por forma gestual, naquela que é uma estreia. Os movimentos das mãos são controlados a partir de um sensor 3D, podendo accionar ou aceder a diversas funcionalidades, como chamadas telefónicas e volume de áudio, entre outros. Ainda no campo da tecnologia, o BMW recebe carregamento wireless dos smartphones, tablet opcional amovível de 7” e pacote ‘Ambient Air’ que emite fragrâncias no interior de forma sustentada. Para o interior, a marca apostou em requinte e luxo, com diversas aplicações com materiais de elevado nível.
Estreia absoluta no novo Série 7 é a capacidade de estacionamento autónomo. O ‘Remote Control Parking’ permite aos condutores levarem a cabo manobras simples de estacionamento, num sistema que pode ser acedido a partir da moderna chave com ecrã embutido.
Variantes de modelos:
BMW 750i xDrive (BMW 750Li xDrive): motor V8 gasolina BMW TwinPower Turbo, injecção directa, 4395 cc.
Potência: 450 CV/5500 – 6000 rpm
Binário máximo: 650 Nm/1800 – 4500 rpm.
0 – 100 km/h: 4,4 segundos (4,5 segundos).
Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumo médio: 8,3 – 8,1 litros (8,5 – 8,3 litros)/100 km.
CO2: 194 – 189 g/km (197 – 192 g/km).
BMW 740i (BMW 740Li): motor a gasolina de seis cilindros em linha BMW TwinPower Turbo, injecção directa, 2998 cc.
Potência: 326 CV/5500 – 6500 rpm.
Binário máximo: 450 Nm/1380 – 5.000 rpm.
0 – 100 km/h: 5,5 segundos (5,6 segundos).
Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumo médio: 7,0 – 6,6 litros (7,0 – 6,6 litros)/100 km.
CO2: 164 – 154 g/km (164 – 154 g/km).
BMW 730d (BMW 730Ld): motor Diesel de seis cilindros em linha TwinPower Turbo, injecção directa common-rail, 2993 cc.
Potência: 265 CV/4.000 rpm.
Binário máximo: 620 Nm/2000 – 2500 rpm.
0 – 100 km/h: 6,1 segundos (6,2 segundos).
Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumo médio: 4,9 – 4,5 litros (5,0 – 4,6 litros)/100 km
CO2: 129 – 119 g/km (132 – 122 g/km).
BMW 730d xDrive (BMW 730Ld xDrive): motor Diesel de seis cilindros em linha TwinPower Turbo, injecção directa common-rail, 2993 cc.
Potencia: 265 CV/4000 rpm.
Binário máximo: 620 Nm/2000 – 2500 rpm.
0 – 100 km/h: 5,8 segundos (5,9 segundos).
Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumo médio: 5,2 – 4,8 litros (5,2 – 4,8 litros)/100 km.
CO2: 137 – 127 g/km (137 – 127 g/km).
BMW 740e (BMW 740Le, BMW 740Le xDrive): motor de gasolina de quatro cilindros em linha TwinPower Turbo, injecção directa, 1997 cc.
Potência: 258 CV/5000 – 6.500 rpm.
Binário máximo: 400 Nm/1250 – 4800 rpm, tecnologia BMW eDrive com motor eléctrico síncrono.
Potência: 95 CV;
Binário máximo: 250 Nm.
Bateria de iões de lítio.
Potência total: 326 CV.
0 – 100 km/h: 5,6 segundos (BMW 740Le: 5,7 segundos, BMW 740Le xDrive: 5,5 segundos).
Velocidade máxima: 240 km/h.
Velocidade máxima com motor eléctrico: 210 km/h (com corte electrónico).
Autonomia em modo eléctrico: 40 km (BMW 740Le: 40 km, BMW 740Le xDrive: 37 km).
Consumo médio: 2,1 litros/100 km (BMW 740Le: 2,1 litros, BMW 740Le xDrive: 2,3 litros),
12,5 kWh/100 kilómetros (BMW 740Le: 12,5 kWh, BMW 740Le xDrive: 13,0 kWh).
CO2: 49 g/km (BMW 740Le: 49 g/km, BMW 740Le xDrive: 53 g/km).