Novo Opel Karl chega em Julho a partir de 11.850 euros

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Terceiro elemento da família de modelos de dimensões mais compactas da Opel (a par do Adam e do Corsa), o Karl chega ao mercado nacional já em meados de Julho, aliando credenciais próprias de um citadino a soluções tecnológicas pouco habituais no segmento A.
O Karl tira partido de uma arquitectura totalmente nova, desenvolvida pela General Motors (GM) e que será também aproveitada para o novo Chevrolet Spark destinado ao mercado norte-americano. Como é apanágio dos citadinos, o Karl revela dimensões  bastante compactas, com apenas 3,68 m de comprimento, demarcando-se, no entanto, pela oferta de carroçaria de cinco portas.
No interior, o Karl oferece espaço suficiente para cinco ocupantes, tanto à frente como atrás, procurando também sobressair pela construção mais cuidada ao nível dos diversos painéis. Os plásticos dominam no habitáculo, mas aparentam boa qualidade e robustez. Ainda no que concerne ao habitáculo, o Karl dispõe de bagageira com 215 litros, mas rebatendo as costas dos bancos traseiros (60:40) permite carregar até 1013 litros.
Apostando no baixo peso (939 kg no total), o Karl terá como opção única de motorização o novo bloco 1.0 Ecotec de 75 cv e três cilindros, desenvolvido em especial para este citadino. Surge como uma versão ‘simplificada’ do mesmo bloco 1.0 Ecotec sobrealimentado que equipa o Adam e o Corsa com 115 cv, em ambos os casos com injecção directa. No caso do Karl, e numa forma de manter o preço final mais baixo, os engenheiros da marca alemã optaram por não aplicar aquela solução, mais dispendiosa. Os consumos são de 4,3 l/100 km e as emissões de CO2 cifram-se nos 99 g/km.
A condução revela-se bastante interessante, com o motor Ecotec a destacar-se pela resposta rápida e incisiva até às 4000 rpm, sobretudo nas três primeiras relações de caixa, mais curtas para ‘fôlego’ redobrado em trânsito urbano. Fora de cidade, o Karl também não desaponta, mesmo que esteja longe de ser um velocista, o que não é, todavia, a sua ambição. Por outro lado, merece nota positiva o funcionamento do motor de três cilindros, tanto pela ausência de vibrações como pela insonorização bem conseguida. A caixa manual de cinco velocidades tem manuseamento bastante preciso, que contribui para uma experiência de condução agradável.
Neste campo, nota para a estabilidade exibida em vias rápidas e para a dinâmica segura, mesmo que se note tendência da carroçaria para adornar em curva.
Equipado de série com seis airbags, vidros eléctricos dianteiros, espelhos reguláveis electricamente, ar condicionado, computador de bordo, cruise control, botão City para ‘aligeirar’ a direcção em cidade ou assistência ao arranque em subidas, entre outros, este citadino terá uma campanha de lançamento, na qual será oferecido o pacote “Pack Style”, com jantes de 15 polegadas em liga leve, faróis de nevoeiro e alerta de saída da faixa.
Da lista de equipamento opcional, o Karl demarca-se ao oferecer volante e bancos aquecidos, sistema de assistência ao estacionamento ‘Park Assist’ e sistema de infoentretenimento IntelliLink da mais recente geração com integração dos SO Android Auto e Apple CarPlay, a par do novo sistema OnStar da Opel, cuja chegada está prevista para o início de 2016. Em termos de design e de personalização e ao contrário do que sucede com o Adam ou com o Corsa, a aposta para o Karl é na simplicidade de opções sendo propostas dez cores e quatro desenhos de jantes com dimensões entre as 14″ e as 16″.
O Opel Karl estará disponível para encomendas já este mês, a partir de 11.850 euros e com uma garantia de cinco anos ou 100.000 km. Contudo, aquele valor pode ainda receber uma baixa significativa, na medida em que a Opel oferece 1000 euros na retoma de um outro automóvel e propõe ainda uma campanha de financiamento ‘Opel Finance’ no valor de 1000 euros, ficando assim abaixo da fasquia dos dez mil euros por tempo limitado.