Barco do Team Vestas regressou à água em Lisboa
Obrigado a uma longa paragem de cinco meses para extensas reparações, o barco do Team Vestas regressou à água esta sexta-feira, dia 29 de Maio, na Doca dos Pedrouços em Lisboa. A manobra de regresso do barco à água foi assistida por centenas de pessoas, entre elementos do público, velejadores e membros das restantes equipas, num momento marcante para a história da Volvo Ocean Race e do Team Vestas.
Os dinamarqueses foram afastados da competição na segunda etapa da regata, entre a Cidade do Cabo e Abu Dhabi, na noite de 28 de Novembro, quando encalhou num atol a norte da Ilha Maurícia, no Oceano Índico, danificando gravemente a estrutura do veleiro. O embate não causou quaisquer danos físicos para a tripulação, mas destruiu grande parte do veleiro, impedindo a equipa azul de prosseguir na prova.
O veleiro foi levado depois para a Malásia, de onde partiu para Itália, onde passou cinco meses em reparação nos estaleiros da Persico, empresa que fabrica todas as embarcações da Volvo Ocean Race. O barco foi transportado para Portugal, tendo chegado ao porto de Setúbal a 26 de Maio, terça-feira. Durante estes últimos dias a equipa esteve a tratar dos derradeiros retoques para que o barco fosse colocado no rio Tejo atempadamente.
Colocando de parte rivalidades da competição, o momento foi festejado por todas as equipas, tendo o Team Vestas celebrado a ocasião com champanhe e muita animação. Os restantes veleiros regressam à água durante a próxima semana, para as regatas de treino e de classificação geral agendadas para os dias 4, 5 e 6 de Junho.
Também esta sexta-feira foi ainda organizada uma visita ao Boatyard – o estaleiro naval comum onde são realizados os serviços de manutenção a todos os barcos durante as paragens em terra. O BoatYard é partilhado pelas sete equipas, o que permite reduzir os custos de cada uma, para além de garantir uma prova justa do ponto de vista mais técnico dos barcos. Todas as embarcações são construídas a partir do mesmo modelo de barcos – o Volvo Ocean 65 – com os mesmos padrões de performance e durabilidade. Assim, o destaque vai para a performance individual de cada equipa.
Até à próxima semana as embarcações são colocadas em sólidas armações em terra, onde são reparadas enquanto podem ser admiradas pelo público.
A Volvo Ocean Race Lisboa 2015 decorre até 7 de Junho com diversas actividades ligadas ao desporto, à vela, à cultura e ao espírito de competição. À noite também é possível assistir aos concertos de alguns dos melhores nomes da música portuguesa, de forma totalmente gratuita. Carminho, Miguel Araújo, Carlão, Mikkel Solnado, Souls Of Fire, Ana Free são apenas alguns dos artistas que ainda irão pisar o palco da Doca dos Pedrouços, em Algés.