Volvo Cars identifica as novas tendências do luxo
Um estudo encomendado pela Volvo sobre a evolução do luxo indica que as marcas Premium enfrentam os desafios mais difíceis da sua história e que as expectativas dos consumidores e a perceção do que constitui um bem de luxo evoluem com maior rapidez do que nunca. O inquérito, realizado pela conhecida agência Kjaer Global, surge centrado na evolução do luxo ao longo do tempo e será um dos elementos sobre o qual e irá basear o processo de transformação da Volvo Cars. A marca sueca acredita que a natureza do luxo se alterou ao longo da última década, passando de uma medida de riqueza relacionada com as posses financeira de cada um para valorização do tempo e de experiências que melhoram a qualidade de vida (apontando assim para a condução autónoma, área pela qual a Volvo parece ter especial afinidade). O inquérito, cuja publicação está apenas prevista para o próximo ano, indica que as marcas Premium enfrentam assim a necessidade de se reinventarem de forma a encarnar a interpretação moderna de luxo sem logotipo que fez com que as vendas de produtos de larga escala caiam em favor de um mercado mais discreto e um trabalho artesanal unicamente percetível para os ‘entendidos’ na matéria. As respostas concedidas relevam tendências chave como a inovação temporal, acesso e conectividade constantes, crescente apreciação pela perícia e pelo trabalho artesanal e a autenticidade. “Estamos prestes a lançar a nossa nova berlina de topo de gama, o S90. Acreditamos ter compreendido a natureza da nova realidade do luxo, mas serão os nossos clientes a decidir se será assim ou não. A Volvo Cars sempre foi diferente. Sempre abordámos o desenho e toda a experiência em torno do veículo a partir de uma experiência humana e creio que isto é o que faz com que os nossos automóveis sejam cada vez mais relevantes”, referiu Björn Annwall, vice-presidente de Vendas, Marketing e Atenção ao cliente da Volvo Cars.]]>