Marcas vão reforçar investimento nos meios digitais

PUBdigital Uma maioria larga das marcas de automóveis vai reforçar o seu investimento de publicidade/comunicação em meios digitais, no próximo ano, segundo os resultados do Barómetro Automonitor. Quase 92% dos inquiridos referem que pretendem reforçar ou até reforçar muito o seu investimento no online, e os restantes 8% garantem que o vão manter. Nos planos para 2016, o meio mais afetado é a imprensa escrita, com metade dos inquiridos a anunciar cortes nos budgets de publicidade em revistas e jornais e a outra metade a indicar que vai manter o orçamento deste ano. Nos restantes meios, os orçamentos de 2016 tendem a manter-se aos níveis deste ano, embora haja uma tendência de reforço na televisão por cabo (8,3% dos inquiridos) e uma de decréscimo na televisão generalista de sinal aberto e na rádio. Descontos e oferta de equipamento são importantes para as vendas Descontos no preço de venda e oferta de equipamento são considerados os meios mais eficazes para alavancar as vendas, num mercado onde as extensões de garantia e as ofertas de contratos de manutenção também têm algum peso, embora menor. Menos relevante parece ser as promoções com base na oferta de combustível, seguros, viagens, ou de outros produtos e serviços não relacionados diretamente com o automóvel. Um argumento valorizado por apenas 8,3% dos inquiridos e considerado indiferente ou não importante pelos restantes. Barómetro Automonitor  representa 81% do mercado O Barómetro Automonitor é um inquérito mensal aos representantes das marcas e aos grandes grupos de retalho automóvel. Além de perguntas mensais fixas sobre a evolução e as perspetivas do mercado automóvel, integra perguntas mais específicas, sobre o mix de vendas, o investimento das marcas em publicidade e outros aspetos qualitativos do mercado Nesta primeira edição, com dados recolhidos na última semana de outubro, o Barómetro recolheu dados de representantes de 21 das 25 marcas mais vendidas do mercado, representativas de 87% do total do mercado. Veja AQUI os resultados desta segunda parte do Barómetro Autonitor  ]]>