15 marcas já venderam mais que em 2014

veiculos_novos
Com 10333 ligeiros de passageiros vendidos nos primeiros nove meses do ano, a Mercedes-Benz bateu um novo recorde de vendas em Portugal e juntou-se ao grupo de marcas que, de janeiro a setembro, somam já mais unidades vendidas que em todo o ano passado.
A marca alemã está a capitalizar o enorme sucesso dos seus Classe A (foto), Classe C e Classe CLA, que respondem por quase 70% das suas vendas no mercado nacional.
São 15 as marcas que ultrapassam já os totais acumulados de vendas do ano passado, provando o enorme dinamismo do mercado. E, a confirmarem-se as médias de vendas mensais dos últimos meses, praticamente todas as marcas deverão atingir os volumes de 2014 em outubro.
Ou seja, e em comparação com os totais do ano passado, o mercado ganha mais de dois meses de vendas.
No Top 10, também a Nissan já vendeu mais que em 2014, graças aos SUV Qashqai e Juke e ao regresso da marca ao segmentos dos modelos compactos, o segundo mais importante do mercado, com o Pulsar. A meio da tabela contam-se a Dacia, Skoda (novo Fabia), Smart (nova geração e carroçaria 4 portas duplicam vendas), Mini e Hyundai (novo i20 e novo importador).
Entre as marcas de nicho, a Land Rover é alavancada pelas vendas da Range Rover, que faz mais de 3/4 das suas vendas com o Evoque e o Sport, enquanto a Jaguar fatura com o sucesso do F-Type e sobretudo do XE, que marcou o regresso da marca ao segmento D.
A Jeep cresce exponencialmente com o mini SUV Renegade e a Suzuki ressuscita, com os novos Vitara e Celerio e o com o Swift.
No grupo das marcas que já bateram os totais do ano passado, estão ainda a  Maserati (novo Ghibli), Ferrari, Bentley e Lamborghini. Sinais de que a crise também está a passar nos segmentos de luxo.