Suzuki aposta na nova geração do Vitara para crescer na Europa
Com o lançamento do novo Suzuki Vitara, a marca nipónica acredita que este SUV, totalmente reformulado para o mercado europeu, tornar-se-á rapidamente no seu automóvel de maior sucesso, tirando partido do elevado nível de aceitação que os SUV granjeiam actualmente na Europa. Atravessando uma fase de relançamento em Portugal, a Suzuki deposita grandes esperanças no Vitara, modelo que foi um dos percursores da actual ‘febre’ dos SUV compactos. Essa confiança é enaltecida pelo director de marketing da Suzuki Europe, Stefan Gundelach, para quem o novo Vitara será fundamental para incrementar o número de vendas e, consequentemente, a quota de mercado no Velho Continente. Com efeito, Gundelach, citado pelo Automotive News Europe, espera que a Suzuki possa ultrapassar a fasquia das 300.000 unidades vendidas por ano em 2017, promovendo um crescimento acentuado face às 200.000 unidades vendidas em 2013. O sustentáculo para este objectivo está, então, no Vitara, modelo com o qual contam vender 70.000 unidades por ano. As grandes credenciais deste novo Vitara estão nas motorizações eficientes – dois blocos de 1.6 litros, um a gasolina e outro Diesel com potências de 120 cv –, no habitáculo mais espaçoso e nas diversas possibilidades de personalização. Para Portugal, o Suzuki Vitara surge com preços de lançamento de 18.373 euros para a versão 1.6 VVT 4×2 e os 21 337 euros para a versão Diesel 1.6 DDiS 4×2. Note-se que, em 2014, segundo os dados da JATO Dynamics, o veículo mais vendido pela Suzuki na Europa foi o Swift, com 48.842 unidades comercializadas, contra 6105 exemplares dos Vitara e Grand Vitara.]]>