Analistas indicam que automóvel da Apple ainda está longe da realidade
Os rumores de que a Apple estará a preparar um automóvel ganharam força nos últimos tempos, com informações de que o gigante da electrónica teria recrutado responsáveis com experiência na área não só dos automóveis, mas também na dos veículos eléctricos e mobilidade autónoma. Contudo, segundo os analistas da companhia de investimentos, Sanford C Bernstein, a possibilidade de se contar com um automóvel da Apple nos próximos anos é remota. De acordo com um relatório desta companhia, a que a revista Forbes teve acesso, é indicado que as razões para a demora derivam da necessidade de desenvolver convenientemente as tecnologias da mobilidade eléctrica e autónoma, explicando ainda que a sua produção teria lugar na China por uma questão de custos. Por enquanto, a Apple encontra-se em ‘batalha’ com a Google pela supremacia nos sistemas de infoentretenimento automóvel, replicando dessa forma a contenda que ambas as companhias já levam a cabo nos segmentos de electrónica de consumo nos tablets e smartphones. Contudo, o facto de a Google ter conseguido apresentar um protótipo funcional de um pequeno veículo autónomo terá aguçado o engenho da rival. A Google indica que o seu veículo autónomo poderia chegar ao mercado em cinco anos, sendo este também o prazo temporal para a Apple lançar o seu veículo no mercado, a confirmarem-se os rumores. “A ideia de um Apple içar não é totalmente descabida. Mas quando a Apple entra numa categoria, geralmente aponta ao domínio. Para que isso seja possível na indústria automóvel, teriam de superar um imenso número de barreiras técnicas e uma série de desenvolvimentos revolucionários teriam de surgir ao mesmo tempo – sobretudo, ao nível dos motores eléctricos e condução autónoma. O momento para essa transformação da indústria ainda parece estar muito longe”, refere o relatório da Bernstein. De qualquer forma, os próximos anos trarão novidades a este respeito, pelo que a Apple poderá sempre jogar com a sua elevada capacidade de desenvolvimento e, também, com a sua eficaz vertente de marketing para se lançar no meio automóvel.]]>