Governo liberaliza comércio de carregamento para eléctricos

Terminou ontem o monopólio da rede de carregamento para automóveis elétricos Mobi.e, depois de o governo ter liberalizado a comercialização livre de energia eléctrica, tendo sido publicadas em Diário da República as portarias que legislam e regulamentam as taxas, emissão de licença e acesso ao exercício das atividade de mobilidade elétrica. A partir de hoje, qualquer operadora pode abrir uma estação de serviço para carregamento de veículos elétricos, sendo que “o licenciamento da atividade de operação de pontos de carregamento será simplificado, de forma a estimular a emergência, num ambiente concorrencial, de novos operadores com cobertura nacional ou local”, segundo…

Daniela Portugal
Agosto 13, 2015
11:55

mobi.e-carregamento-elétrico-carro-lisboa-portugal
Terminou ontem o monopólio da rede de carregamento para automóveis elétricos Mobi.e, depois de o governo ter liberalizado a comercialização livre de energia eléctrica, tendo sido publicadas em Diário da República as portarias que legislam e regulamentam as taxas, emissão de licença e acesso ao exercício das atividade de mobilidade elétrica.

A partir de hoje, qualquer operadora pode abrir uma estação de serviço para carregamento de veículos elétricos, sendo que “o licenciamento da atividade de operação de pontos de carregamento será simplificado, de forma a estimular a emergência, num ambiente concorrencial, de novos operadores com cobertura nacional ou local”, segundo a portaria 241/2015.
Esta iniciativa tem como objetivo estimular a concorrência e tornar a rede de carregamento mais eficiente. Atualmente, a rede Mobi.e possui cerca de mil postos de carregamento espalhado por 20 dos 308 concelhos portugueses. O Governo pretende assim espalhar estas infraestruturas pelo país, no sentido de estimular a compra de automóveis elétricos.
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.