Quer entregar o IRS e esqueceu-se da password das Finanças? Saiba como recuperar o acesso

É comum perder as passwords e ficar sem acesso às várias contas que temos em inúmeros serviços. O facto de muitos sites exigirem que este dado seja alterado com regularidade não ajuda a memorizar assim como ser desaconselhado que se guarde esta informação no telemóvel, por exemplo.

Contudo, em relação ao site das Finanças, o truque é não desesperar e seguir os seguintes passos para conseguir recuperar o acesso o mais rápido possível.

Entrar no Portal das Finanças

Depois de selecionar a opção de ‘Iniciar Sessão’ no Portal das Finanças, deve clicar em ‘Recuperar senha’. De seguida, é redirecionado para outra página onde terá de indicar o seu Número de identificação fiscal (NIF) e colocar a pergunta secreta, bem como a resposta, que escolheu quando fez o registo.

Se tiver contactos fiabilizados apressa a solução

Esta é uma das vantagens pelas quais os contribuintes devem fiabilizar os seus contactos de e-mail e telemóvel, assim a Autoridade Tributária e Aduaneira pode contactar o utilizador de forma segura e eficaz.

Quem já tem os seus contactos fiabilizados junto das Finanças, pelo menos o número de telemóvel, tem duas opções no momento de recuperar a senha, sendo uma imediata: pode selecionar a opção ‘Carta’, o que vai anular de imediato a senha atual e substitui-la por outra, sendo a nova enviada para a morada fiscal, com um prazo médio de receção de 5 dias úteis; ou pode optar por ‘Código por SMS’, conseguindo deste modo recuperar imediatamente ou alterar a senha de acesso ao Portal das Finanças.

Após escolher como pretende recuperar o acesso deve colocar o número do seu telemóvel fiabilizado no site e clicar em ‘Recuperar Senha’ para receber um SMS com um código de seis dígitos que deve ser colocado no respetivo campo em 5 minutos. Por fim, é só selecionar ‘Alterar’ e fica ativa a nova senha.

Se não tiver os contactos fiabilizados tem de esperar 5 dias úteis para receber a nova senha no domicílio fiscal, e não fica livre de preencher a pergunta e a resposta de segurança escolhidas no momento do registo.

Caso não se recorde destas informações terá de enviar um e-mail para portal-senhas@at.gov.pt com o assunto ‘Cancelamento de senha NIF’ onde terá de revelar o seu nome completo, NIF e domicílio fiscal. Posteriormente, terá de receber um e-mail de confirmação do cancelamento da senha para poder voltar a fazer um registo no Portal das Finanças, sendo o novo acesso enviado por carta para a morada fiscal.

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