Serviço de inteligência britânico eleva nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte para ‘grave’

O nível de ameaça terrorista na Irlanda do Norte subiu de ‘substancial’ para ‘grave’, o que significa que um ataque é altamente provável e a população deve estar vigilante.

A informação foi revelada pelo secretário do país, Chris Heaton-Harris, numa declaração escrita aos deputados, onde afirmou que esta medida foi imposta pelo serviço de inteligência, MI5, relata o jornal britânico The Guardian.

“Ao longo dos últimos 25 anos, a Irlanda do Norte transformou-se numa sociedade pacífica. O acordo de Belfast demonstra como a política pacífica e democrática melhora a sociedade. Contudo, um pequeno número de pessoas continua determinado a causar danos às nossas comunidades através de atos de violência politicamente motivados”, pode ler-se no documento.

Heaton-Harris referiu ainda que nos últimos meses, tem existido “um aumento dos níveis de atividade relacionados com o terrorismo na Irlanda do Norte, que visou agentes policiais ao serviço das suas comunidades e também pôs em risco a vida de crianças e outros membros do público” ao salientar que “estes ataques não têm qualquer apoio, tal como demonstrado pela reação à abominável tentativa de assassinato de DCI Caldwell”.

Esta alteração ocorre um mês após o agente sénior da polícia John Caldwell ter sido baleado em Omagh, no Condado de Tyrone, na Irlanda do Norte, encontrando-se em estado crítico, mas estável no hospital. Esta tentativa de homicídio, feita enquanto o polícia colocava bolas de futebol dentro do seu carro ao lado do filho, depois de um treino de futebol, resultou em treze detenções.

“Vamos perseguir incansavelmente aqueles que procuram causar danos e aterrorizar as nossas comunidades e atacar os oficiais e funcionários”, comentou o chefe do serviço de polícia da Irlanda do Norte, Simon Byrne, ao agradecer a todos os que continuam a cumprir os seus deveres para com a comunidade.

Os níveis de ameaça são concebidos para dar uma ampla indicação da probabilidade de um ataque terrorista, sendo o MI5 responsável por estabelecer o nível de ameaça na Irlanda do Norte, enquanto que no Reino Unido é estabelecido pelo Centro Conjunto de Análise do Terrorismo, onde também é provável que ocorra um ataque.

Ler Mais





Comentários
Loading...