Parlamento da Hungria aprova adesão da Finlândia à NATO
O parlamento da Hungria aprovou, esta segunda-feira, uma lei que aprova a adesão da Finlândia à NATO, assim que a candidatura seja ratificada pelos 30 Estados-membros, pondo fim a meses de adiamento levado a cabo pelo partido governante Fidesz.
Quanto à candidatura da Suécia, está ainda por aprovar, segundo a Reuters. Após a aprovação do parlamento húngaro falta apenas que a Turquia esteja a favor da entrada da Finlândia na organização.
A Finlândia e a Suécia pediram para aderir à aliança militar transatlântica no ano passado, em resposta à invasão russa da Ucrânia, contudo o processo foi atrasado pela Turquia e Hungria.
O projeto de lei sobre a adesão da Finlândia à Aliança Atlântica foi aprovado com 182 votos a favor e seis contra, depois de Fidesz ter afirmado que apoiaria a moção.
Na semana passada, o presidente turco Tayyip Erdogan tinha anunciado que o parlamento da Turquia começou a ratificar a adesão da Finlândia, após o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciar que tinha instado a Turquia e a Hungria a ratificarem ambas as candidaturas.
Até ao momento, a votação da candidatura da Suécia ainda não foi agendada em Budapeste.
A Hungria está atualmente em conversações com a Comissão Europeia, que atrasou o desembolso de fundos vitais da União Europeia para o país devido à corrupção e às preocupações com a erosão dos direitos democráticos por parte do governo, acusações que Viktor Órban nega.