Centenas de estudantes marcham em Lisboa contra “barreiras no ensino superior”
Centenas de estudantes estão a manifestar-se em Lisboa, num protesto que começou na Faculdade de Belas Artes, pelo fim das “barreiras no ensino superior” e mais apoios.
O mote “Até quando o muro vai aumentar? Fim às barreiras no ensino superior” foi o escolhido para o protesto que se realiza na véspera do Dia Nacional do Estudante.
Pelas 14:30 já se juntavam em frente à Faculdade de Belas Artes algumas centenas de estudantes, enquanto outros tantos continuavam a chegar. Pouco depois das 15:00 iniciaram a marcha em direção à Assembleia da República.
“Educação é um direito, sem ela nada feito”, “Governo, escuta, estudantes estão em luta” ou “Bolsas sim, propinas não” são algumas das palavras de ordem que vão ecoando pelas ruas de Lisboa e que já vêm decoradas de outras manifestações estudantis.
Os jovens reivindicam mais ação social, o fim das propinas, a revisão do regime jurídico das instituições de ensino superior, mas também soluções de alojamento estudantil, um problema que dizem ter-se vindo a agravar, decorrente da crise na habitação.
A manifestação foi convocada por associações de estudantes de 10 instituições de ensino superior, estando também agendadas concentrações em Aveiro, Coimbra, Braga, Covilhã, Évora, Faro e Porto.