Noruega prepara inauguração do maior túnel livre de carros do mundo: Fyllingsdal dispõe de 2,9 km para caminhar ou andar de bicicleta

Está a preparar-se para abrir em Bergen, na Noruega, o túnel de pedestres e bicicletas mais longo do mundo: a inauguração está prevista para próximo dia 15 de abril, com o público a dispor de eventos de corrida e ciclismo ao longo dos 2,9 km de comprimento. Demora cerca de 10 minutos para percorrer de bicicleta e entre 30 e 45 minutos se decidir caminhar.

O túnel corta a montanha Lovstakken na cidade norueguesa do sudoeste, ligando as áreas residenciais de Fyllingsdalen e Mindemyren. Os ciclistas podem continuar até ao centro de Bergen usando as rotas existentes. Tanto o túnel Fyllingsdal quanto a restante ciclovia para o centro da cidade de Bergen são financiados pelo ‘Miljoloftet’ (Promessa Ambiental) do município, apoiado pelo Estado.

O objetivo é tornar mais fácil para que mais pessoas possam escolher andar de bicicleta e caminhar em vez de conduzir, o que permitirá não apenas ajudar a reduzir o tráfego da cidade mas também diminuir as emissões de carbono e poluição prejudiciais à saúde.

A distância total da rota – de Fyllingsdalen a Festplassen, no centro da cidade – é de 7,8 quilómetros, que leva cerca de 25 minutos de bicicleta. Atualmente, pedalar entre essas áreas leva cerca de 40 minutos.

O túnel de ciclismo de Bergen foi apontado como o mais longo do mundo – mas será mesmo assim?

O Túnel Snoqualmie perto de Seattle, nos Estados Unidos, tem 3,6 km de comprimento. No entanto, ocupa um túnel ferroviário abandonado, por isso não foi construído para esse fim, o que torna o Fyllingsdal o segundo maior do mundo em geral mas o mais comprido construído para esse propósito.

Correndo paralelamente à nova linha de comboio inaugurada em novembro, o túnel funciona como uma rota de fuga para os passageiros ferroviários. Com o apoio de investimentos do Governo, faixas exclusivas para pedestres e ciclistas – com 2,5 e 3,5 metros de largura, respetivamente – foram incluídas no projeto.