A empresa alemã Blackstone Technology revelou um novo procedimento que promete reduzir drasticamente os custos e aumentar a eficiência na produção de baterias de íons de lítio (EV). Numa cerimónia oficial em Döbeln, a subsidiária alemã do conglomerado suíço ‘Blackstone Resources’ revelou que a impressão 3D de elétrodos e separadores para baterias de veículos elétricos podem trazer diversas vantagens.
Segundo a empresa alemã, as camadas de armazenamento de energia das baterias podem ficar mais espessas, aumentando a densidade da energia em 20%, e o próprio tamanho das baterias podem ser ajustados às necessidades individuais dos clientes, economizando até 15% no espaço e reduzindo a quantidade de matéria-prima necessária. O processo de impressão 3D também consome menos 25% de energia e reduz o desperdício em 50%.
“A impressão 3D na Alemanha está a tornar-se mais industrial e voltada para a produção em massa”, segundo garantiu Max Milbredt, especialista em produção aditiva na Germany Trade & Invest. “As melhorias indicam as razões pelas quais a impressão 3D está cada vez mais a irromper: eficiência de material, flexibilidade de produção e redução de custos. A Alemanha é líder mundial em impressão 3D industrial e tem uma grande base de clientes para esse tipo de tecnologia, então temos esperanças que veremos mais desenvolvimentos, particularmente na indústria automóvel e os seus fornecedores.”



