Comércio mundial trava a fundo em 2019
Na atualização das perspetivas publicadas hoje, a OMC também reviu em baixa as previsões de crescimento para 2020 ainda que não tão bruscamente, de 3% há seis meses para 2,7%.
A OMC refere que estes recuos se devem às crescentes tensões entre grandes economias como a China e os Estados Unidos e as incertezas associadas ao ‘Brexit‘.
“As crescentes tensões comerciais e a travagem da economia global levaram os economistas da OMC a baixar bruscamente as suas perspetivas“, sublinha a organização no site oficial.
Segundo os técnicos da OMC, outros fatores também levaram à redução das previsões, incluindo as mudanças de política monetária nas economias desenvolvidas ou as dúvidas na União Europeia perante uma possível saída do Reino Unido sem acordo.
A OMC também adverte que o prolongamento destas tensões e incertezas poderia levar a um crescimento das trocas ainda menor, de apenas 0,5% este ano.
Do outro lado da balança é referido que uma dissipação das dúvidas – por exemplo, com um acordo entre a China e os Estados Unidos ou uma solução negociada para as tensões no Reino Unido – poderia supor um aumento do comércio de 1,6%.