Buzinão faz-se ouvir hoje na Ponte 25 de Abril contra o aumento do preço das portagens

Esta quinta-feira, é bastante provável que uma passagem pela Ponte 25 de Abril seja bem mais barulhenta do que o habitual. Isto porque decorre hoje um buzinão nesta via, de protesto contra o aumento das portagens. Esta manifestação é promovida pela Associação Democrática dos Utentes da Ponte (ADUP).

Assim, a partir das 8h00 desta quinta-feira, é expectável que os condutores e utentes descontentes se façam ouvir no tabuleiro da Ponte 25 de Abril.

O objetivo, à semelhança de dezenas de outras manifestações convocadas pela mesma organização, ocorridas no ano passado, é evocar o protesto popular que ocorreu há 28 anos, a 24 de junho de 1994, após os camionistas terem despejado areia na ponte contra o aumento em 50% das portagens.

Ao longo de 2022 foram vários os protestos deste tipo, também contra o aumento dos combustíveis.

Recorde-se que a travessia da Ponte 25 de Abril, de Almada para Lisboa, aumentou 10 cêntimos dia 1 de janeiro, para os 2 euros. Isto já depois de o Governo ter posto ‘travão’ aos aumentos dos preços das portagens.

A concecionária, a Lusoponte, tinha proposto uma subida de 9,3 nas taxas de portagens, mas o Governo limitou a subida máxima de todas as portagens à taxa de inflação, de 4,9%, sendo que o restante aumento será suportado pelas respetivas concessionárias, como anunciou o ministro das Infraestruturas, então Pedro Nuno Santos, antes do final de 2022.