Airbnb procura cinco voluntários para participar numa expedição científica na Antártida

A Airbnb e a Ocean Conservancy anunciaram hoje o programa Sabática na Antártida, uma oportunidade para cinco pessoas a quem interesse a ideia de viajar, em dezembro, para o continente mais remoto do Planeta e juntarem-se à cientista antártica, Kirstie Jones-Williams, numa missão de pesquisa científica nunca antes feita.

Os cinco voluntários selecionados vão recolher amostras de neve e estudar de que forma é que os microplásticos chegaram ao interior da Antártida. O objetivo do Período sabático é consciencializar a população sobre o impacto dos seres humanos no clima de um dos ecossistemas menos estudados e mais isolados do mundo. Ao perceberem o impacto da poluição de plástico produzida noutros continentes, os voluntários vão poder ajudar o resto do mundo a compreender melhor de que forma se pode proteger a Antártida e o planeta.

“A maioria das pessoas tem a ideia de que a Antártida é um continente isolado e impoluto, mas algumas descobertas recentes têm mostrado que, até mesmo os lugares mais remotos são afetados pela poluição do plástico. Esta expedição vai-nos ajudar a compreender a viagem que os microplásticos fazem até chegar a regiões longínquas, como a Antártida, e surge num momento crítico, em que destacamos a responsabilidade que devemos ter na proteção do ambiente natural em que vivemos”, refere Jones-Williams. “Esta expedição não vai ser fácil: vai exigir um grande rigor científico, em condições de inverno muito rigorosas. Estamos à procura de pessoas apaixonadas pelo que fazem, que se sintam cidadãos do mundo e que estejam entusiasmadas com a ideia de se juntarem a esta equipa e regressarem com novas descobertas para partilharem com o mundo”.

A expedição terá a duração de um mês e vai realizar-se da seguinte forma:

  • Os voluntários vão participar numa formação intensiva em Punta Arenas, no Chile, onde vão ter uma preparação através de cursos de Glaciologia e recolha de amostras, bem como de trabalho de laboratório e do manuseamento de equipamentos.
  • Depois, vão voar para a Antártida, para iniciar a missão científica. Vão aterrar numa pista de gelo azul natural, localizada no interior do continente, onde vai desenvolver-se a investigação.
  • Vão recolher amostras de neve do interior da Antártida e estudar microfibras estranhas, para determinar quão longe têm viajado os resíduos e a contaminação por todo o planeta.
  • Vão ter a oportunidade de visitar o Polo Sul, onde vão dar a volta ao mundo em apenas alguns passos.
  • Também vão ter a oportunidade de explorar a beleza de alguns lugares emblemáticos da Antártida, como a Drake Icefall, Charles Peak WindScoop e o Elephant’s Head, para saber mais sobre a geografia do continente.
  • Por fim, vão regressar ao Chile, para continuarem a estudar as suas  descobertas e onde vão trabalhar com a Ocean Conservancy, para incentivar a proteção dos oceanos e, através de recomendações à comunidade Airbnb e a outros grupos, ajudar a minimizar a pegada de plástico no mundo.

A iniciativa “Um período sabático na Antártida”segue a linha de “A Sabática Italiana”, um projeto de reabilitação urbana da plataforma Airbnb e da Wonder Grottole, que ofereceu a cinco voluntários a oportunidade de viverem, durante três meses, na cidade histórica de Grottole, no sul de Itália, com o objetivo de ajudar a revitalizar uma comunidade que estava condenada à extinção. O programa período sabático foi desenvolvido para incentivar as pessoas a aproveitarem as suas férias, dando o seu contributo para as comunidades e os lugares que as rodeiam, embarcando numa experiência capaz de mudar vidas.

Para se candidatar à Expedição Antártida, visite airbnb.com/sabbatical e preencha o formulário de candidatura. Sujeito aos termos.*

 

*Antes de se candidatar, leia atentamente os termos de seleção disponíveis no site. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, estar disponíveis para viajar para o Chile e para a Antártida a partir de novembro até dezembro de 2019, para realizar trabalho voluntário, e serem capazes de falar inglês de forma fluente. A seleção final dos cinco voluntários vai ser anunciada no dia 30 de outubro de 2019. O período sabático está aberto a residentes nos seguintes países e regiões: Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Dinamarca, Dubai, França, Alemanha, Irlanda, Índia, Itália, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Rússia, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Reino Unido e EUA. 

Ler Mais





Comentários
Loading...