O fim de uma era nos céus: Este foi o último Boeing 747 produzido

A semana passada fica marcada na história da aviação internacional: Foi construído e mondado o último avião Boeing 747 de sempre, que vai agora ser entregue pela empresa.

Este último avião, montado em Everett, Washington, nos EUA, marca o fim da era daquela que é a aeronave comercial mais reconhecida e icónica do mundo, que foi produzido pela primeira vez em 1967.

No total, até quinta-feira passada, quando o último Boeing 747 saiu do armazém onde foi montado, foram produzidas 1574 aeronaves deste modelo.
Em 1970 a companhia norte-americana Pan Am foi a primeira a disponibilizar a ‘Rainha dos Céus’ na sua versão de dois andares, transformando a forma como as pessoas viajavam pelo mundo.

“Durante mais de meio século, dezenas de milhares de funcionários dedicados da Boeing desenharam e construíram este magnífico avião que mudou verdadeiramente o mundo. Estamos orgulhosos que esta aeronave continue a voar pelo globo durante anos e anos”, afirmou Kim Smith, vice-presidente e diretora geral dos programas 747 e 767 da Boeing, em comunicado.

Com mais de 76 metros de comprimento, um design inconfundível, com a famoso alto no ‘nariz’ do avião, O Boeing 747 tem uma capacidade para entre 400 e 500 passageiros e, após a sua estreia, depressa se tornou num sinal de luxo nas viagens, com algumas aeronaves a disporem de bares, lounges e até salas de piano no piso superior do avião.

O último 747 produzido, que será agora entregue, não será uma aeronave de passageiros, mas sim de transporte de mercadorias, e vai estar a trabalhar para a Atlas Air. O último 747 de passageiros produzido foi vendido à Korean Air em 2017. É a companhia alemã Lufthansa que tem o ‘recorde’ de maior úmero de aviões 747 de passageiros: são 24 atualmente ao serviço mas, em toda a sua história, foram quase 80.