Mini deixa de produzir Coupé e Roadster
A fábrica da Mini em Oxford não irá produzir mais o Mini Coupé e o Mini Roadster. A sua carreira acabou, e em detrimento destes modelos, os novos Minis de 3 e 5 portas serão produzidos nesta fábrica com sete tipo de motores diferentes.
A marca decide assim acabar com dois modelos que representam um nicho de mercado e liberta capacidade fabril para as novas e contínuas apostas que têm tido sucesso nas vendas. Em Portugal, em 2014, a Mini vendeu 1548 carros, e 84% desse volume foram resultado das vendas do Mini 3 portas, do SUV Countryman e da carrinha Clubman. O Cabrio vendeu 97 unidades, o Roadster 7 e o Coupé apenas 1.
O Mini Coupé foi originalmente lançado na cor “Green Hell” e estreou-se nas 24 horas de corrida da Nürburgring Nordschleife antes de ser exibido no Salão Internacional de Frankfurt em 2011. Por sua vez, o Mini John Cooper Works Coupé Endurance foi criado com um carácter ainda mais desportivo e com um habitáculo de apenas dois lugares. Desde então, os modelos Coupé da marca Mini tinham cada vez mais uma gama de motores potentes, suspensões com um centro de gravidade baixo e outros detalhes propícios para competição. No caso do Roadster, com um espaço mais generoso na bagageira que o Coupé, a novidade foi sem dúvida o facto de ser descapotável.
A nova gama de modelos dos Minis de 3 e 5 portas, que serão produzidos em Oxford, têm consumos e emissões baixas, que variam consoante os modelos a diesel ou a gasolina. Em termos de produção, o Mini Convertible e o Mini John Cooper Works Convertible continuarão em linha assim como os compactos premium Mini Countryman e Mini Paceman.