Uma cidade vertical ao longo de 170 km: Já começou a construção do ‘The Line’, a maior estrutura do mundo
Começou, na Arábia Saudita, a construção daquela que será a maior estrutura do Mundo: o ‘The Line’. O projeto consiste na construção de uma gigantesca cidade vertical, ‘em linha’, na região de Tabuk. Os edifícios são construídos a pensar em três dimensões, e são como que ‘encaixados’ em cima uns dos outros: o resultado é um aglomerado populacional megalómano, equipado com a última tecnologia, que se estende ao longo de 170 km.
A cidade, ladeada de espelhos refletores para a proteger do calor e dos intensos raios solares do deserto, vai ter arranha céus com 500 metros, tornando toda a construção mais alta do que a Torrei Eiffel ou o Empire State Building. Por outro lado, a cidade terá uma largura máxima de 200 metros. O ‘The Line’ vai ter uma área de 32km, onde viverão nove milhões de pessoas.
Na altura da sua apresentação, em 2021, o projeto não foi levado a sério mas, em pouco mais de um ano, as fundações da estrutura recordista já estão a ser lançadas, como mostram imagens aéreas captadas por drone.
فيديو من تصوير فريق أوتي سكاي @otskydrone يبين حجم وضخامة الاعمال في أجزاء المرحلة الثانية من مدينة #ذا_لاين في #نيوم لاتزال اعمال الاساسات مستمرة في منطقة المرحلة الأولى من المشروع وفي نفس الوقت اعمال التمهيد للمرحلة الثانية مستمرة بعمل كبير وسريع جدا هذا هو مشروع القرن فعلا pic.twitter.com/hxdUJWvleY
— OXLES (@OXLES_) October 16, 2022
O ‘The Line’ será uma das dez regiões de Neom, um gigantesco e megalómano aglomerado populacional, construído de raiz com tecnologia de ponta, previsto para as zonas desérticas da Arábia Saudita, pensado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
The wonder of a city with a perfect climate all year – some 170 km long and stretching across mountains, desert and coast.#TheLINE #NEOM pic.twitter.com/eWSYleCV8q
— NEOM (@NEOM) August 23, 2022
O projeto revolucionário promete uma “vida urbana nunca antes vista”. No ‘The Line’ haverá bairros, que garantem que todos os serviços necessários estão a uma distância máxima de cinco minutos. Haverá jardins luxuosos, um avançado sistema de climatização, que criará microclimas dentro de cada secção da cidade, robôs e drones, que garantirão apoio à população. A ideia é ter uma cidade completamente ‘verde’, com 0 emissões de carbono e autossuficiente, usando 100% de energias renováveis.
Não haverá carros, mas haverá um comboio elétrico de alta velocidade, que permite percorrer todos os 170 km da cidade em cerca de 20 minutos.
“Este projeto vai responder aos desafios que a humanidade hoje enfrenta sobre a vida urbana e ilumina-nos com novas formas alternativas de viver”, afirma o príncipe da Arábia Saudita, Presidente da NEOM, responsável pelo projeto.