A caminho dos EUA? Vai ter de mostrar as suas redes sociais
Se tem viagem marcada para os Estados Unidos da América (EUA), saiba que terá de partilhar com o governo norte-americano as suas rede sociais. De acordo com as novas regras do Departamento de Segurança Interna do país, será pedido aos recém-chegados os seus nomes de utilizador em plataformas como Facebook, Instagram LinkedIn e YouTube.
Estes dados deverão ser fornecidos a par com as informações mais tradicionais, nomeadamente nome completo e data de nascimento. Segundo os EUA, o objectivo é proteger o país de pessoas que possam representar um risco para a segurança nacional: os conteúdos partilhados nas redes sociais deverão ajudar a perceber se determinada pessoa pode atravessar a fronteira ou receber benefícios relacionados com o estatuto de imigrante.
Além das redes sociais já referidas, também Flickr, Myspace, Reddit, Tumblr e Twitter fazem parte da lista. Quem tiver conta nestas plataformas terá de indicar o respectivo username, sendo esta a única informação pedida. O Departamento de Segurança Interna não pedirá passwords.