Autoeuropa reativa comboio da fábrica para o Porto de Setúbal
A Volkswagen Autoeuropa ativou hoje o comboio para o transporte dos modelos produzidos para o Porto de Setúbal. Esta solução vai permitir poupar 400t de CO2 por ano, o que representa menos 80% de emissões de CO2 em comparação com o transporte por camião.
A reativação da ferrovia será feita em duas fases. Durante a primeira (agosto a dezembro de 2019), uma composição fará o transporte diário de 250 carros, retirando assim 32 viagens de camiões do já congestionado percurso rodoviário para o Porto de Setúbal. Em 2020 prevê-se um aumento para duas composições (500 unidades/dia), o que significa que 68% do volume de produção da fábrica de Palmela será transportado por via ferroviária, com o restante a ser efetuado por transporte rodoviário.
Segundo Rui Baptista, diretor da área de Logística da Volkswagen Autoeuropa, o transporte ferroviário é o caminho a seguir: “A ferrovia tem um impacto no ambiente substancialmente menor do que a rodovia e a médio prazo é financeiramente mais competitiva. O futuro da logística terá de ser cada vez mais sustentável, e não tenho dúvidas que este serviço responde a essa realidade”.
A Volkswagen Konzernlogistik responsável pela operação, desenvolveu o conceito com a Rodo Cargo, parceira logística deste projeto e que assegura entre outras igualmente o atual transporte rodoviário para o Porto de Setúbal.
Segundo Antonio Oliveira, representante em Portugal da Volkswagen Konzernlogistik: “Estamos muito satisfeitos com a implementação deste conceito não só pelo impacto ambiental positivo, mas também pelas melhorias gerais da operação de carga e descarga dos carros”.
Recorde-se que na semana passada, a Volkswagen Autoeuropa apresentou o Gigaliner, uma solução pioneira no cluster automóvel nacional que permite poupar 70 toneladas de CO2/ano na rota servida por este novo modelo de transporte.