“Este é um ano letivo de muita pressão. Melhorámos em 50% os resultados deste recrutamento” em relação a 2021, assegura ministro

João Costa, ministro da Educação, garantiu terem sido colocados 4.416 horários a concurso na 2ª reserva de recrutamento que integram mais de 2 mil pedidos de substituição de baixa médica

Francisco Laranjeira

João Costa, ministro da Educação, garantiu que o Governo conseguiu melhorar “em 50%” nos horários por atribuir nos resultados da 2ª reserva de recrutamento em relação ao ano passado. “Colocámos professores em 97% dos casos”, frisou o titular da pasta da Educação. “Temos cerca de 600 horários desta reserva ainda em concurso, muitos deles a migrar para a contratação direta das escolas. O que não quer dizer ‘sem aulas’, há muitas atividades que ocorrem nas escolas que estão associadas a estes horários.”

“Este é um ano letivo de muita pressão em relação aos anteriores, devido ao plano de recuperação da aprendizagem devido à pandemia da Covid-19, o que mobiliza mais de 3.300 professores, e porque as aposentações têm aumentado exponencialmente”, apontou. “As melhorias registadas devem-se às medidas aprovadas nos últimos 5 meses” pelo Governo, precisou.

“Arrancámos para este ano letivo com uma previsão de que estaríamos com entre 100 mil e 120 mil alunos sem professor a pelo menos uma disciplina. Nesta altura, quando o processo ainda não terminou, já reduzimos em 40% essa previsão”, frisou, realçando que será sempre referido “horários por atribuir” do que “alunos sem aulas” a uma disciplina.

“Foram colocados a concurso 4.416 horários na 2ª reserva de recrutamento, que integram mais de dois mil pedidos de substituição de baixa médica”, apontou João Costa, que prometeu apertar a malha no controlo. “Estamos em fase de adjudicação de um conjunto de juntas médicas para detetar padrões irregulares, em particular as baixas médicas que são suspensas no verão e reiniciadas no arranque do ano letivo, o que coloca problemas aos professores contratados e entraves à sua posterior vinculação. Foram apresentadas 2 mil baixas desde 1 de setembro.”

“Vamos fazer divulgação dos horários remanescentes nas universidades e centros de emprego”, prometeu.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.