Funeral de Isabel II: conheça todo o cerimonial do enterro

O funeral da Rainha Isabel II está oficialmente marcado para esta segunda-feira, a partir das 11 horas, na Abadia de Westminster, em Londres, conforme anunciou em comunicado a família real, depois do corpo da monarca ter estado no salão da abadia durante quatro dias para receber as homenagens do público. Fundada em 960 por monges beneditinos, é um dos marcos mais conhecidos de Londres.

Antes da madrugada do D+9, dia do funeral, as jóias foram  retiradas do caixão e limpas. A maioria do país terá folga esta segunda-feira, com as lojas fechadas ou farão horários de feriado. Na noite anterior, houve serviços religiosos em cidades pelo Reino Unido fora. No domingo, véspera do funeral, o rei Carlos III fez uma receção a todos os líderes estrangeiros, no Palácio de Buckingham. Antes do funeral, velaram Isabel II e assinaram o livro de condolências, na Lancaster House.

No dia do funeral, o Big Ben tocará às 9 horas, com o som a ser ‘abafado’ com uma almofada de veludo com apenas um centímetro de espessura. São esperados dois mil convidados na Abadia de Westminster, que vai receber o funeral de Estado da primeira monarca britânica desde 1760.

Quando o caixão chegar às portas da abadia, às 11 horas, arrancam as cerimónias fúnebres. A data também é marcada pela proclamação do Dia do Luto Nacional e pelo silêncio de 2 minutos da população às 12 horas.

Após a cerimónia fúnebre, o caixão vai ser colocado numa carruagem militar verde que foi usada para o pai, avô e visavô da rainha, que vai ser transportado por 138 marinheiros, uma tradição que começou em 1901 pela Marinha Real, quando os cavalos brancos no funeral da rainha Vitória ameaçaram escapar na estação de Windsor e surgiu um contingente de jovens marinheiros interveio para puxar o caixão.

Depois do funeral, os líderes mundiais serão escoltados a pé até Dean’s Yard, dentro da abadia, para participar numa receção oferecida pelo secretário de Estado do Reino Unido para os Negócios Estrangeiros e a Commonwealth britânica. Deverão regressar ao oeste de Londres de autocarro.

O carro funerário vai percorrer 36 quilómetros por estrada até Windsor Castle, onde repousam os antigos soberanos britânicos, no qual é esperado pelo pessoal da casa real. As portas do claustro vão fechar-se para a cerimónia privada da família real na Capela de São Jorge, dentro dos terrenos do castelo. O serviço memorial do príncipe Philip foi realizado lá, bem como ocasiões mais jubilosas, como as núpcias dos netos da rainha.

Após o serviço para o Duque de Edimburgo em 2021, o seu caixão encontra-se no Royal Vault, situado abaixo da capela, onde muitos membros da família real foram enterrados. No entanto, com a morte da rainha, será realocado e os dois vão reunir-se para se deitarem juntos na capela memorial.

Ler Mais





Comentários
Loading...