Lisboa tem mais turistas por residente que Londres ou Paris
Lisboa está a rebentar pelas costuras de turistas, a sofrer maior pressão do que cidades como Londres ou Paris. A conclusão é de um estudo da Mastercard, que indica que a capital portuguesa é a quarta cidade europeia com maior crescimento no turismo.
Os dados da Mastercard mostram que em Lisboa há mais de 10 turistas por cada residente, enquanto que em Londres, há 2 turistas por cada morador e em Paris esta relação fica-se pelos oito turistas por habitante.
Este ano, o Global Destination Cities Index (GDCI) – que classifica 200 cidades com base em análises proprietárias do volume de visitantes, publicamente disponíveis, e de dados de gastos – revela que Banguecoque continua a ser o destino favorito dos turistas, com mais de 22 milhões de visitantes internacionais.
Paris e Londres, em posições invertidas este ano, ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente, ambas com cerca de 19 milhões. Todas as dez principais cidades tiveram mais visitantes internacionais em 2018 do que no ano anterior, com exceção de Londres, que caiu quase 4%.
Ainda de acordo com o GDCI da Mastercard, em 2018 vieram a Lisboa 5,2 milhões de turistas, onde passaram uma média de 2,6 dias, tendo gasto cerca de 150 euros por dia. Em termos de distribuição dos gastos feitos por estes turistas, 29,2% foram para alojamento, 30,9% para alimentação e bebidas, 28,8% para compras e 4,1% para transportes locais.
No top 5 das origens dos turistas que vieram a Lisboa em 2018, estão França (11,3%), Espanha (11,1%), Brasil (9,4%), Alemanha (8,6%) e Estados Unidos da América (8,2%).