Air France suspende dois pilotos que se envolveram em confrontos físicos dentro do cockpit
O piloto e o co-piloto de um voo de junho que partia de Génova para Paris envolveram-se em confrontos físicos no interior do cockpit. A companhia Air France decidiu suspender os dois profissionais, embora a normalidade do voo não tenha sido afetada pelas altercações.
Segundo avança o jornal ‘La Tribune’, o piloto e co-piloto ter-se-ão envolvido num confronto verbal quando o avião já estava no ar, sendo que escalou para a agressão física, obrigando à intervenção por parte da tripulação de cabine.
A Air France já estava sob o olhar atento do regulador francês da aviação civil, depois terem surgido várias denúncias de que os profissionais da companhia aérea não estavam a cumprir os protocolos de segurança. Em dezembro de 2020, soube-se que, num voo entre a República Democrática do Congo e França, foi identificada uma fuga de combustível da aeronave, mas os pilotos não decidiram fazer uma aterragem de emergência nem desligar a energia do aparelho, tal como ditam os procedimentos de segurança para esse tipo de situações.
O relatório do regulador francês aponta que esse voo aterrou em segurança no Chade, mas alerta que o motor poderia ter pegado fogo devido à negligência dos pilotos da Air France.