“Nem sei quem está vivo ou quem está morto”: Líder da OMS diz que não consegue enviar dinheiro para família na Etiópia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, confessa que não tem conseguido enviar dinheiro para os seus familiares em Tigray, região na Etiópia que está mergulhada em guerra entre guerrilheiros locais e as forças do governo.

“Eu tenho familiares lá. Quero enviar dinheiro para eles. Não consigo enviar-lhes dinheiro.” Foi com estas palavras que o responsável máximo da OMS levantou um pouco o véu das dificuldades sentidas pela população etíope em Tigray que, desde 2020, esta isolada do resto do mundo, relata a ‘BBC’, com os sistemas bancários e de internet totalmente cortados.

“Nem sei que está vivo ou quem está morto”, lamenta Ghebreyesus.

O governo da Etiópia tem sido alvo de acusações de estar a manter um bloqueio à ajuda humanitária nessa região do país. Contudo, o Addis Ababa rejeita as acusações, transferindo a culpa para a guerra, que, depois de cerca de cinco meses de uma paz tensa, esta semana voltou a fazer ouvir os tiros e os gritos.

Dezenas de milhares de pessoas já morreram e milhões precisam de ajuda alimentar urgente, com o Programa Alimentar Mundial a estimar que quase metade da população total de Tigray, 5,5 milhões de pessoas, sofra de subnutrição severa.

Ghebreyesus, que foi ministro da Saúde da Etiópia, já se tinha pronunciado sobre a guerra no seu país-natal, e esta quarta-feira afirmou que a situação tem vindo a agravar-se e que seria pior do que a que hoje o mundo testemunha na Ucrânia.

O responsável da OMS chegou mesmo a sugerir que a comunidade escolheu ignorar a tragédia etíope por causa da cor da pele das suas vítimas.

“Posso dizer-vos que a crise humanitária em Tigray é maior do que na Ucrânia, sem qualquer exagero”, denunciou, acrescentando que há meses vinha alertando para a agudização do conflito e das condições da população. “Talvez a razão [para a fraca resposta internacional] seja a cor da pele das pessoas em Tigray”, acusou Ghebreyesus.

Ler Mais





Comentários
Loading...