Óxido de etileno: Pesticida obriga à retirada do mercado de 20 tipos de gelado da marca Häagen-Dazs

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (Aesan), alertou para a presença de óxido de etileno em gelados de baunilha e outros sabores da marca Häagen-Dazs de vários lotes e diferentes datas de validade.

Segundo o ‘elEconomista’, a agência do Ministério do Consumo de Espanha atualizou a lista de produtos afetados para cerca de 20, que estão a ser retirados dos canais de comercialização desde 12 de julho.

Em causa está o óxido de etileno, um pesticida com propriedades desinfetantes contra bactérias, fungos e vírus, usado como agrotóxico na agricultura e que está proibido na Europa desde 1981 por se mostrar cancerígeno.

Segundo a empresa, a identificação de vestígios da substância nos produtos Häagen-Dazs “está vinculada a um único fornecedor e limitada a determinadas datas de validade”.

As datas de validade dos produtos afetados são: entre 8 de março de 2023 e 29 de abril de 2023 para os Multi Packs; entre 16 de março de 2023 e 29 de abril de 2023 e entre 16 de maio de 2023 e 29 de junho de 2023 para Bombons individuais.

A empresa entrou em contacto com todos os seus clientes para bloquear o ‘stock’ das lojas e retirar os produtos afetados do ponto de venda. Também comunicou que os consumidores que adquiriram um desses produtos afetados devem descartá-los.

Esta informação foi transferida para as autoridades competentes através do Sistema Coordenado de Intercâmbio Rápido de Informação (SCIRI), a fim de verificar a retirada dos produtos afetados dos canais de comercialização.