“O que vou fazer? Como vou ficar?”. Portuguesa interrompe entrevista da Sky News para criticar Brexit
Um jornalista da Sky News foi surpreendido por uma portuguesa nas ruas de Londres. A mulher interrompeu uma entrevista para demonstrar o seu descontentamento com o Brexit: «Sou portuguesa, trabalhei aqui durante 20 anos e não tenho voz.»
A entrevista decorria no âmbito de um protesto a que a mulher portuguesa se juntou para lutar pelos seus direitos. Em declarações à Sky News, afirmou estar muito grata ao país por tudo o que lhe deu mas confessa estar preocupada com o que o futuro reserva. «Não posso ser simplesmente expulsa. O que vou fazer? Como vou ficar? Quais são os meus direitos? Estou no escuro», diz.
Num testemunho descrito como “apaixonado” pela cadeia de televisão, a portuguesa diz estar «muito magoada com o que fizeram com Inglaterra. Vim para cá e juntei-me à força de trabalho, tenho muito orgulho disso e estou muito zangada com o que está acontecer», afirma.
No momento em que se prepara para deixar a entrevista, o jornalista pede-lhe para que conte mais pormenores da sua história. A mulher portuguesa revela, então, que o seu número de Segurança Social não é o correcto, tornando a sua permanência no país ilegal. «Disseram-me que o meu número de segurança social não correspondia ao que devia ser. Agora dizem que têm de parar o processo porque 31 de outubro [a data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia] está a chegar.»
O protesto que a Sky News estava a acompanhar surgiu na sequência da aprovação da suspensão do Parlamento por parte da rainha. Recorde-se que Boris Johnson, que assumiu recentemente o papel de primeiro-ministro, foi quem submeteu o pedido.
A decisão não foi, no entanto, bem recebida pelos britânicos. E já está a ser contestada nos tribunais. O jornal The Guardian conta que já foram apresentadas duas ações judiciais para travar a suspensão do Parlamento e a BBC avança que mais de um milhão de pessoas já assinaram a petição contra a suspensão do Parlamento.
A Portuguese national interrupted an interview to speak passionately to Sky News during protests against prorogation, saying she had “given her youth” to the UK
For more on this story, head here: https://t.co/Bw9GJrZl0b pic.twitter.com/sFCZ1cnvrO
— Sky News (@SkyNews) August 28, 2019