China vai avaliar (e penalizar) comportamento de empresas estrangeiras

O governo chinês desenvolveu uma ferramenta de monitorização que tem como alvo empresas estrangeiras a operar no país. Segundo a European Union Chamber of Commerce na China, poderá mesmo ditar a morte de algumas companhias.

Isto porque a ferramenta, apelidada de Sistema de Crédito Social (SCS), analisa o comportamento destas empresas e beneficia ou penaliza de acordo com as informações apuradas. «Não é exagero dizer que o SCS será o maior sistema criado por um governo no sentido de impor um mercado auto-regulado», afirma Jörg Wuttke, presidente da European Union Chamber of Commerce na China.

Em declarações reportadas pela agência Bloomberg, o responsável adianta ainda que também não está fora de equação que este sistema de créditos possa ser sinónimo de vida ou morte para as empresas. Caso tenham uma boa pontuação, as empresas são recompensadas; por outro lado, um mau desempenho no índice é equivalente a sanções.

A European Union Chamber of Commerce na China alerta ainda que uma empresa global com presença na China terá de lidar com cerca de 30 avaliações diferentes, abrangendo pelo menos 300 requisitos – desde impostos a protecção ambiental, qualidade dos produtos, segurança no trabalho e cibersegurança. Este organismo teme que o sistema, que deverá estar totalmente implementado no próximo ano, possa vir a ser utilizado para penalizar empresas em específico.






Comentários
Loading...