Foco no crescimento em qualidade
De prestadores de serviços a consultores do ramo imobiliário. A predimed oferece ao mercado um sistema horizontal, com apenas dois níveis: marca e associado, criando uma equação mais ágil
Predimed foi construída em 2004 como um projecto do Miguel Ribeiro, que juntou a formação jurídica que tinha com o gosto na área da construção e comercialização de imóveis que já vinha de família. Na altura, o objectivo era vender os apartamentos em construção da empresa familiar da qual fazia parte, mas rapidamente percebeu que havia potencial para evoluir para uma oferta de serviços mais abrangentes no mercado.
A empresa de imobiliário ganhou nova expressão.Há cinco anos, Predimed teve necessidade de rever a presença no mercado. «Sentimos que o caminho certo era evoluir para sermos uma empresa de prestação de serviços para consultores eequipas comercias do ramo imobiliário que sentem a necessidade de terem uma remuneração de topo, insuperável, mas que ao mesmo tempo tenham a necessidade de integrar uma rede de profissionais de todo o país que lhes permita terem o reconhecimento que uma empresa a solo não tem, além das economias de escala que só uma estrutura como a nossa lhes permite em termos de funcionamento e rentabilidade de meios», dá conta Bruno Martins, director-geral da imobiliária Predimed.
Qual o posicionamento da marca?
Somos uma marca portuguesa, focada no mercado de volume, até ao milhão de euros de valor. É aqui que somos fortes e que nos batemos para ganhar posição, no entanto temos vendido com bastante frequência imóveis acima desse valor por todo o País, até porque a qualidade que demanda um proprietário desse perfil de imóveis é oferecida por muitos dos profissionais que temos na rede, além de termos forma de colocarmos esse perfil de imóveis em todo o mundo através do nosso CRM.
Quais são os factores críticos de sucesso para a Predimed?
A equipa interna organizada, pelo facto de dar respostas claras e rápidas às solicitações da nossa rede de Associados que neste momento são cerca de 500 em Portugal continental e ilhas. Em suma, a oferta de qualidade humana ao mercado de proprietários e compradores e para isso seleccionamos os melhores profissionais. É para eles que trabalhamos, para que possam servir sempre melhor as pessoas que querem comprar ou vender um imóvel em Portugal.
Como está a correr a operação da empresa e que balanço faz da actividade do País?
Este primeiro trimestre tivemos um crescimento de facturação de 73% face ao ano anterior, portanto continuamos em pleno crescimento, apesar de sentirmos em vários mercados uma tendência para uma estabilização dos preços de venda, o que nos faz sentir que a oportunidade de vender bem ainda existe, mas é necessário ter alguma precaução nos tempos vindouros. Estamos atentos ao mercado e vamos transmitindo informação ao mercado através da nossa rede de Associados.
Quais as principais áreas de crescimento e em que zonas do país?
O nosso maior crescimento foi sentido na grande Lisboa e grande Porto. Os centros da cidade têm recebido uma enorme procura e consequentemente, registámos aqui mais vendas. Mas a verdade é que cidades limítrofes, como Odivelas e Oeiras no caso da grande Lisboa, ou Matosinhos e Maia no caso do Porto, tiveram um crescimento forte na procura e no valor M2 de venda, derivados também da falta de produto a preços aceitáveis para o cidadão médio nos limites urbanos dos grandes centros.
Quais as tipologias mais procuradas?
T1 e T2 são as mais procuradas para investimento, seja para remodelar e vender ou para rentabilidade através de arrendamento para alojamento local ou de médio prazo. Para habitação, T2 e T3, visto que são as famílias a maioria dos compradores, derivados do aumento do poder de compra e da abertura de há três anos para cá por parte dos Bancos para voltarem em força ao financiamento do mercado de habitação.
Quantas agências conta actualmente em Portugal?
Neste momento há 45 associados com agências abertas, mas o facto de não termos um modelo tradicional de abertura de agência com o pagamento de um fee de entrada está a motivar os profissionais que querem desenvolver a sua actividade a partir de uma loja a juntarem-se a nós a bom ritmo. No entanto o foco está em termos profissionais com equipas na nossa rede e fazer desta rede a maior e mais profissional possível.
E consultores?
Neste momento temos cerca de 500 consultores Associados, mas contamos atingir os 1000 consultores em 2020. Ainda assim, o nosso maior foco, juntamente com o crescimento em número é o crescimento em qualidade, que deriva de ajudarmos a rede a fazer vendas, proporcionando formação para melhorar os níveis de profissionalismo dos nossos Associados, serviços de qualidade para promoverem os imóveis a seu cargo, aumentando a probabilidade de encontrarem clientes compradores que possam servir na compra de um imóvel, servindo as necessidades que o mercado pede para serem servidas.
Por que razão deve um consultor imobiliário escolher trabalhar com a Predimed?
A maioria dos profissionais que compõem a rede Predimed vêm das maiores empresas que operam em Portugal e também no mundo. Preparámo-nos para receber esses profissionais, porque têm as características que procuramos e que melhor complementamos ao nível dos serviços que oferecemos. A razão última é a nossa missão de fazermos do profissional imobiliário a parte mais bem remunerada em cada negócio, pois é de facto a pessoa, acima de tudo, que faz a diferença no sucesso ou sua ausência no resultado final, que é um imóvel comprado ou vendido e pessoas mais felizes.
Como se compõe internamente?
Dentro da estrutura interna da Predimed Portugal somos nove pessoas actualmente, distribuídas por contabilidade, operações, qualidade, Recursos Humanos e direcção. Na rua, somos cerca de 500 consultores, com uma distribuição de 35/65%, respectivamente feminino e masculino, mas no recrutamento deste ano a nossa estatística pende para termos níveis mais equitativos entre géneros. Quanto a formação, temos a maioria de Associados com o 12.º ano, mas falando ainda do recrutamento de 2019, estamos cada vez mais a atrair profissionais com formação superior.
A empresa é portuguesa desde a sua origem, em que é que isso a faz diferente das restantes marcas?
A diferença está na visão que temos do negócio, da nossa missão e presença no mercado. A visão que temos é de virmos a ser uma empresa Top 3 no mercado nacional nos próximos anos. Neste momento somos Top5, mas queremos mais! A missão, que fará com que essa visão se concretize, é termos os consultores imobiliários mais bem remunerados em Portugal, porque é com base no seu profissionalismo e resultado que se baseia o nosso resultado em conjunto. Queremos e trabalhamos todos os dias por sermos vistos como uma empresa que faz diferente porque tem pessoas diferentes, mais felizescom as suas vidas pessoais e profissionais e isso nota-se quando se fala, quando se interage com um profissional Predimed.
Como avalia o mercado imobiliário em Portugal?
É um mercado que cresceu além das melhores expectativas nos últimos anos, tendo a seu favor a vinda de uma enorme quantidades de cidadãos estrangeiros para investir no imobiliário em Portugal, com maior ênfase em Lisboa e Porto, mas também que se elevou desde que os Bancos voltaram a financiar a compra de casas a particulares, ainda que com regras mais apertadas que fazem com que o processo de comprar casa, hoje em dia, seja bastante mais desafiante para quem compra e também para nós, que precisamos de ter cada vez mais parcerias fortes na área do apoio ao financiamento.
E como encara a Predimed as alterações que o Banco de Portugal colocou na mediação de crédito?
Com naturalidade, porque temos as parcerias internas perfeitamente claras a esse nível e desde há muito que temos as respostas necessárias e adequadas para que os nossos profissionais possam encontrar soluções para os clientes que precisam de financiamento, sempre de forma a que não sejamos vistos ou nos encaremos a nós próprios como mediadores financeiros, porque não o somos de facto. Interessa servir os clientes e para isso temos tudo o que é necessário para o fazer com sucesso.