Vila Galé: A cuidar do planeta
O Grupo Vila Galé tem vindo a apostar, cada vez mais, na modernização e optimização das suas unidades e o primeiro hotel do Grupo com certificação energética surgiu em 2009. Actualmente, entre as 37 unidades, contam com três eco-hotéis: Vila Galé Albacora, em Tavira; Eco resort de Angra e Eco resort do Cabo, ambos no Brasil. Com efeito, a redução da pegada ambiental e as preocupações com a sustentabilidade têm sido, desde sempre, pilares na estratégia da empresa. E, nessa lógica, procuram constantemente “fazer mais com menos”, ou seja, ser eficientes. E isso passa por várias áreas.
«Desde logo pela forma como concebemos e construímos hotéis, mas também pela maneira como procuramos reforçar a economia circular, reduzir consumos energéticos e a dependência de combustíveis fosseis, ter ambiciosas metas de sustentabilidade ambiental e social, fazer uma boa gestão de resíduos e controlar o desperdício, investir na transição digital e na automação, qualificar os recursos humanos e alertamos todos os stakeholders para as boas práticas», explica Reinaldo Silhéu, director de Qualidade, Ambiente e Segurança do Grupo Vila Galé. Assim, acrescenta o responsável, têm vindo a trabalhar para aumentar a aquisição e produção de energia limpa, estão sempre atentos à inovação tecnológica que vai chegando ao mercado, sensibilizam clientes, parceiros, colaboradores para as alterações climáticas e actividades vocacionadas para os mais pequenos, por exemplo.
No Grupo Vila Galé existem diferentes vertentes em curso nessa área, com o objectivo de consolidar a redução dos consumos energéticos. Colocam como meta uma diminuição de cerca de 2% ao ano, sustentada principalmente no design e construção dos novos edifícios, pensados para um maior e melhor aproveitamento da luz natural, no recurso a sistemas de iluminação de baixo consumo, na instalação de sensores de movimento nas áreas comuns, na instalação de células fotoeléctricas e temporizadores na iluminação exterior, na limitação dos termóstatos do AVC nas áreas comuns, no isolamento integral da tubagem AQS dos edifícios, na existência de economizadores de energia nos quartos, na aquisição de equipamentos baseados na sua classe energética, entre outros. «Para além dos desígnios materiais temos feito uma aposta cada vez maior em formação para todos os colaboradores de modo a evitarmos desperdícios energéticos, assim como temos apostados em modelos de consciencialização dos clientes através de informação disponível, evidenciando o compromisso de todos neste âmbito», afirma.
Em relação aos principais planos do Grupo Vila Galé na adopção de medidas para a redução do impacto e da pegada ambiental, Reinaldo Silhéu sublinha a inovação energética, instalando painéis solares nos hotéis tanto para aquecimento de águas, como para produção de energia eléctrica. Nesta fase, a energia eléctrica consumida é maioritariamente proveniente de fonte 100% renovável. «Além das medidas já referidas relativamente à redução dos consumos energéticos, temos implementado uma política transversal a todos os hotéis de plastic free e paper free, sempre com o objectivo de, através do recurso à tecnologia e seguindo as melhores práticas, ter maior eficiência e reduzir a pegada ambiental.» No caso da política plastic free, tem passado por substituir os itens de plástico de utilização única. Por exemplo, deixaram de ter amenities nos quartos e instalaram dispensadores recarregáveis, o que permite poupar mais de oito toneladas de plástico por ano. E, no último ano, a diminuição do resíduo plástico/ hóspede foi de cerca de 5%. Já quanto ao posicionamento paper free, trata-se de substituir o uso de papel, optando por recorrer a ferramentas tecnológicas – novos hardware e software, melhoria da rede de internet, recurso a dispositivos móveis –, conseguindo-se reduções na casa dos 7%. Esta é uma estratégia transversal a todo o Grupo. No caso do Brasil, 100% da energia eléctrica é certificada de fontes eólicas, a partir de biomassa ou com recursos a pequenas centrais hidroeléctricas.
COMPROMISSO
O ano de 2023 será bastante desafiante, com vários projectos a decorrer. «Desde logo, como já mencionado, estamos a projectar implementar mais 15 parques solar fotovoltaicos nas nossas unidades. Tendo em conta as inovações de mercado, estamos também a estudar, para as novas unidades, a possibilidade de aquisição de equipamentos ainda mais eficientes, sobretudo equipamentos de maior porte, nomeadamente, caldeiras, centrais de bombagem, equipamentos de lavandaria e cozinha. Ao nível dos resíduos vamos sofrer uma alteração logística, e estamos já a trabalhar num plano com vista a um serviço de recolha que nos permita ser ainda mais eficientes – relativamente aos resíduos para valorização e ao resíduo orgânico – contemplando a instalação de prensas e a caracterização mais rigorosa dos resíduos produzidos», conta Reinaldo Silhéu.
Dentro dos vários projectos de educação ambiental em que estão envolvidos, destacam ainda que em 2023 disponibilizarão aos clientes nos resorts do Brasil toda a informação da fauna e flora existente, na geografia onde estão implantados, tanto no site da Vila Galé, como em informação física em vários pontos dos hotéis. Quanto à formação interna no âmbito ambiental prevista para 2023, vai focar-se essencialmente na componente do combate ao desperdício, da poupança energética e na caracterização de resíduos. Outro ponto muito importante para o Grupo prende-se com a eficiência hídrica. Nesta área, vamos continuar a apostar em processos de lavagem mais eficientes, sistemas de rega mais inteligentes e estudos de poupança de água cada vez mais a montante, sem comprometer obviamente o produto final. De referir também que em 2022, alteraram o contrato de produtos químicos de limpeza, que permitiu conseguir uma limpeza 100% eco no sector de alojamento, sendo que têm como objectivo fazê-lo também para a área de Alimentação & Bebidas já em 2023, permitindo que possam ter uma limpeza 100% eco em todo o hotel.
SUSTENTABILIDADE
A mobilidade sustentável tem sido uma aposta do Grupo a nível interno e também enquanto serviços prestados aos clientes, porque estes cada vez mais procuram hotéis que tenham preocupações ambientais e serviços que reflictam essa preocupação. Dessa forma, por exemplo, todos os 27 hotéis Vila Galé em Portugal estão equipados com postos de carregamento de veículos eléctricos, além da renovação da frota, optando por esse tipo de carros.
Para as gerações mais jovens esta é, sem dúvida, uma preocupação crescente e, tendo isso em conta, a marca Vila Galé também se diferencia e posiciona nos produtos e experiências que oferece. «Nas nossas unidades, há uma constante sensibilização para as questões da sustentabilidade, poupança de recursos, cuidados com o meio ambiente. Por exemplo, são temas muito presentes nas nossas actividades de animação, tanto para adultos como crianças. E a nossa mascote infantil, o NEP, é inspirada no Neptuno, precisamente para passar a mensagem que temos de proteger os mares. Nos nossos clubes infantis também reforçamos muito a importância de todos estes pontos nas diferentes brincadeiras que preparamos para os mais novos», refere Reinaldo Silhéu.
A alimentação também tem sido alvo de alterações, de forma a alinhar as práticas do Grupo com esta cultura de sustentabilidade. Nesta vertente, o Grupo trabalha de forma a controlar a produção e garantir as quantidades necessárias para cada refeição, por vezes optando por doses individuais. Naturalmente, dão preferência ao consumo de proximidade, recorrendo a fornecedores locais, e aos produtos da época. Também tem vindo a reduzir a oferta de proteína animal, reforçando as propostas vegetarianas e vegan, por exemplo através das cartas “Green & Fresh” lançadas recentemente nos restaurantes dos hotéis Vila Galé. E há uma constante sensibilização para evitar o desperdício.
Em relação aos resíduos, são várias as medidas postas em prática: tentam diminuir a produção, dando preferência a produtos avulso sempre que possível; dispõem de locais de armazenagem de resíduos resguardados, impermeabilizados e arejados e asseguram uma triagem e encaminhamento para destinatários licenciados; têm compactadores de resíduos nalgumas unidades, para minimizar as deslocações para recolhas; reutilizam materiais, nomeadamente embalagens; reduzem o uso de plástico e papel, conforme já referido; utilizam materiais reciclados e recicláveis desde o momento de construção das unidades e participam em projectos de estudo de reutilização de matérias e resíduos provenientes da operação hoteleira.
«Além das iniciativas que promovemos nos hotéis – animação com actividades alusivas à sustentabilidade ambiental, a nossa mascote NEP muito ligada à protecção dos mares, workshops com crianças para reduzir o desperdício, entre outras –, realizamos também acções que envolvam colaboradores, clientes e parceiros de negócio, como recolha de lixo em praias e zonas verdes ou plantação de árvores», conclui Reinaldo Silhéu.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 199) da Executive Digest.