Siemens: Sustentabilidade como imperativo de negócio
A crescente urbanização e as mudanças demográficas, a urgente descarbonização e o simultâneo aumento da procura de energia, a necessidade de criar indústrias competitivas com cadeias de fornecimento fiáveis e o desenvolvimento de infra-estruturas eficientes são alguns exemplos. No entanto, o desafio mais árduo que o planeta enfrenta colectivamente é o de limitar o aquecimento global a 1,5°C nas próximas duas décadas em relação aos níveis pré-industriais, conforme estabelecido no Acordo de Paris, o qual veio a ser reforçado pela cimeira de Glasgow (COP26) em 2021. É um daqueles desafios em que ganhamos juntos ou perdemos juntos.
Falar de sustentabilidade é, também, falar de ESG – Environmental (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança Corporativa) – três eixos estratégicos das empresas, cada vez mais interligados ao âmbito financeiro. Para cada uma destas prioridades é necessária uma resposta global que envolva clientes, fornecedores, investidores, colaboradores, sociedade e planeta. Resposta essa que só poderá ser dada se estiver sustentada por avanços tecnológicos significativos e pela digitalização, dois factores cruciais para criar as oportunidades e a prosperidade que a população mundial tanto precisa, sem que isso signifique consumir ainda mais os recursos preciosos e escassos do planeta.
Se por um lado é crucial proteger o clima e a subsistência das gerações vindouras, por outro é fundamental que as economias prosperem para benefício de cada vez mais pessoas em todo o mundo. As empresas e os negócios têm, ou pelo menos deviam ter, algo a dizer em relação a este aparente “dilema”. Em suma, é preciso fazer mais com menos.
Para serem capazes de o fazer, os gestores precisam de ter uma visualização 360˚ das suas organizações, que inclua uma análise profunda e detalhada da sustentabilidade de todos os seus ângulos. Foi por isso que a Siemens lançou o DEGREE em 2021, um programa-quadro em linha com o seu objectivo de criar tecnologia com significado e propósito. Através dele, a empresa pretende fazer da sustentabilidade motor de crescimento, transformar as cadeias de fornecimento e proteger as suas pessoas, ao mesmo tempo que cria oportunidades e assegura o sucesso empresarial, num mundo em constante mudança. Mas não pretende fazê-lo sozinha, uma vez que tal não traria os resultados esperados. Está também a fornecer aos seus clientes o software e o hardware que precisam para um futuro mais inteligente e mais verde, demonstrando-lhes como podem saltar de forma mais gradual e económica para essa realidade.
TORNAR O ESG MAIS MENSURÁVEL
O DEGREE foi criado com o intuito de tornar o ESG mais tangível, mensurável e fácil de operacionalizar – interna e externamente – e de guiar a forma como a Siemens faz negócio onde quer que se encontre no mundo. Assim cada letra é uma dimensão na qual pretende melhorar: Descarbonização, porque está comprometida com a meta da neutralidade carbónica das suas operações até 2030, alargando o seu compromisso a todas as emissões ligadas à sua operação – da cadeia de abastecimento até à utilização dos seus equipamentos por parte dos clientes; Ética, promovendo uma cultura de confiança, extensível ao mundo digital; Governança empresarial forte, porque esta está associada a negócios melhores e mais sustentáveis; Eficiente utilização de recursos, impulsionando a reciclagem e a circularidade; Equidade, com tratamento equitativo e respeito no cerne do seu sistema de valores, alcançados através da promoção da diversidade, inclusão e do desenvolvimento comunitário; e, por fim, Empregabilidade, porque num mundo em constante mudança é absolutamente crucial que todos, sem excepção, se mantenham resilientes e relevantes. E isto é crítico tanto para empresas, como para indivíduos.
A Siemens trabalha todos os dias para melhorar o seu caminho rumo à sustentabilidade. Prova disso é que o Índice de Sustentabilidade Dow Jones, que é elaborado pela Standard & Poor’s, colocou a empresa em número um entre as 45 empresas que integram o seu grupo industrial. Enquanto empresa mais sustentável, a Siemens liderou em seis categorias, incluindo inovação, cibersegurança e protecção ambiental relacionada com indústria e produtos.
Esta distinção mostra que a sustentabilidade é um imperativo de negócio e parte integrante da estratégia da empresa. O seu compromisso com a sociedade e o planeta é de longo prazo: em 2015 foi uma das primeiras empresas industriais a comprometer- se com emissões zero até 2030, tendo já cortado mais de metade das suas emissões de CO2 desde então.
Mas tal como todas as letras são imprescindíveis para formar a palavra DEGREE, nenhuma das suas dimensões, por si só, é suficiente para combater as alterações climáticas. Têm de ser trabalhadas em conjunto. A nível internacional, em 2021, a Siemens ajudou os seus clientes a evitar a emissão de cerca de 88 milhões de toneladas métricas de CO2.
Apenas transformando estruturalmente os negócios é que é possível transformar o mundo. Afinal de contas, criar valor para os clientes e criar um amanhã melhor para as sociedades que estes servem, não são objectivos mutuamente exclusivos. Cada passo dado em frente neste momento irá representar menos um passo atrás para as gerações de amanhã. Mas estes passos, para serem bem-sucedidos, têm de ser dados em conjunto – pelas empresas, pelos governos e pelos cidadãos.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 199) da Executive Digest.