L’Oréal: Papel activo na recuperação do planeta

A L’Oréal estabeleceu o objectivo de ter um papel activo na redução da pegada ecológica e, em 2020, lançou o “L’Oréal for the Future”, o programa que define os compromissos de sustentabilidade do Grupo até 2030. Um programa onde aborda os diferentes aspectos do impacto ambiental, mas também social, procurando contribuir para a resolução das principais questões que o mundo enfrenta. «No caso particular da pegada ecológica e para incrementar o nosso processo de transformação interna e assegurar que nossa actividade é compatível com um planeta de recursos limitados, definimos objectivos para a nossa utilização dos recursos naturais – clima, água, biodiversidade – de acordo com o que ditam os especialistas científicos e as necessidades do nosso planeta», afirma Gonçalo Nascimento, country coordinator da L’Oréal em Portugal.
Assim, no âmbito das emissões de carbono o objectivo global para 2030 é alinhar a emissão de gases de efeito estufa com o cenário de +1,5°C e, por cada produto final, reduzir 50% das emissões de gases de efeito de estufa. Para atingir este objectivo, a L’Oréal definiu objectivos numéricos para cada categoria da sua actividade, de forma a incluir não só as instalações de produção e distribuição, como também a cadeia de fornecimento de matérias-primas e os impactos indirectos associados à utilização dos produtos pelo consumidor final: até 2025, comprometem-se a atingir a neutralidade do carbono em todas as instalações, melhorando a eficiência energética e utilizando energia 100% renovável; até 2030, inovará de forma a permitir que os consumidores reduzam as emissões de gases de efeito de estufa resultantes da utilização dos produtos, em 25% – em média e por produto final, comparativamente a 2016; até 2030, reduzirá as emissões de gases de efeito de estufa ligadas ao transporte dos produtos, em 50% – em média e por produto final, face a 2016; até 2030, os fornecedores estratégicos reduzirão as suas emissões directas (âmbitos 1 e 2), em 50%, em termos absolutos, em comparação a 2016.
«Durante os últimos 10 anos, operámos uma profunda transformação para reduzir o impacto em toda a nossa cadeia de valor. Reinventámos totalmente a forma como projectámos e produzimos os nossos produtos – sempre com a sustentabilidade como requisito fundamental. Chegámos a superar os nossos próprios objectivos, já muito ambiciosos. Provámos que é possível separar impacto e crescimento. Contudo, com as crescentes preocupações ambientais e sociais – sabemos que já não é suficiente. Já não é suficiente que as empresas reduzam o seu impacto ambiental com objectivos que definem para as próprias», acrescenta Gonçalo Nascimento.
A L’Oréal, sublinha o responsável, quer assumir uma responsabilidade maior, ir para além da mera transformação do modelo de negócio. Com o programa de sustentabilidade, pretende demonstrar que as empresas podem ser parte da solução de alguns dos actuais e mais prementes desafios ambientais e sociais. «Este é simultaneamente o desafio e a oportunidade. Os nossos compromissos não se focam apenas no impacto directo, mas também o impacto indirecto alargado, associado, por exemplo, à actividade dos nossos fornecedores e à utilização dos nossos produtos pelos consumidores. É essencial ajudarmos os nossos 1,5 mil milhões de consumidores a limitar o seu impacto, enquanto utilizadores dos nossos produtos, e incentivá-los a fazerem escolhas sustentáveis. Queremos continuar a ajudar os nossos fornecedores e clientes neste processo de transição sustentável, desenvolvendo juntos, soluções disruptivas. Só juntamente com toda a cadeia de valor poderemos ter um impacto real», diz Gonçalo Nascimento.

REGENERAÇÃO

A L’Oréal quer ir para além da mitigação dos prejuízos ambientais, com uma contribuição real para recuperar o planeta. Assim, abordam esta regeneração desde três perspectivas: a utilização eficiente dos recursos, gestão sustentável de embalagens e resíduos e a recuperação do ambiente natural.
«Na prática esta abordagem passa por diminuir o nosso consumo de energia e emissões de CO2, através da utilização de electricidade de fontes renováveis, por exemplo, em Portugal 78% da nossa frota já é composta por veículos eléctricos ou híbridos, reduzir o consumo de água através de utilização de água reciclada no processo produtivo, como acontece na Fábrica de Burgos, em Espanha», salienta.
No campo dos resíduos e embalagens estão a trabalhar tendo como objectivo ter, em 2025, 100% das embalagens plásticas recarregáveis, recicláveis ou compostáveis (46% já o são) e 0 plástico virgem em 2030. Em Portugal, foi lançado um importante programa para o consumidor em parceria com a Sociedade Ponto Verde – “Reciclar em Beleza” – para ajudar os consumidores a reciclar embalagens de higiene e beleza e dão formação aos fornecedores e parceiros para que a sua forma de trabalhar seja mais sustentável. Através das marcas do Grupo estão, também, a implementar uma série de iniciativas para recuperar as florestas e limpar rios e oceanos.

CONSUMIDORES

Os consumidores estão preocupados com esta temática e as pessoas estão dispostas a fazer a sua parte em prol do ambiente, fazendo escolhas de produtos sustentáveis e mais transparentes. «Na L’Oréal temos produtos que respondem directamente a este segmento. Por exemplo, já temos produtos que podem ser enxaguados mais facilmente, poupando água como por exemplo Garnier Ultra Suave máscaras à base de leite, Garnier Ultra Suave champô sólido e várias marcas têm já a opção de champô seco, como Garnier Ultra Suave, L’Oréal Paris e Kérastase, que é utilizado sem o recurso a água e permite adiar as lavagens», afirma Gonçalo Nascimento.
Os formatos recarregáveis também já são uma realidade na L’Oréal e vão continuar a ser uma aposta do Grupo para ir ao encontro do objectivo de reduzir a quantidade de embalagens utilizadas. A Kiehl’s tem formatos de recarga em alguns produtos para corpo e cabelo e tem também à venda uma garrafa de alumínio, específica para refill. Algumas marcas de perfumes também já têm frascos recarregáveis: Acqua Di Gio Eau de Parfum, Idole em Lancôme e My Waye Mugler. Também os champôs Garnier Ultra Suave e Elvive da L’Oréal Paris já têm formato de recarga disponíveis em grande consumo e na divisão de Cosmética Activa a La Roche-Posay já disponibiliza recargas do Lipikar creme e óleo lavante. De modo a fornecer aos consumidores informação clara e útil, lançaram ainda o sistema de Rotulagem de Impacto Ambiental e Social do Produto, já disponível em Portugal nas marcas Garnier e Biotherm, que partilha detalhes sobre as condições de fabrico e perfil de embalagem de cada produto e também obre o seu impacto social.
Em relação ao programa “L’Oréal for the Future”, este é transversal a todas as divisões e países onde o Grupo está presente. Este programa é gerido pela equipa de sustentabilidade do Grupo, com sede em Paris e liderada por Alexandra Palt, que por sua vez coordena as equipas de sustentabilidade nos diferentes mercados. Mediante o tamanho do mercado as equipas podem ser maiores ou menores, mas importa mencionar que há cada vez mais pessoas na L’Oréal a trabalhar nesta área que é tão estratégica.
«Todas as equipas estão alinhadas pelo programa de sustentabilidade e todos os colaboradores e fornecedores têm formação sobre o tema. Somente juntos – colaboradores, fornecedores e parceiros – podemos ter um impacto real e esse reconhecimento internacional», destaca o responsável.

INICIATIVAS

São inúmeras as iniciativas em que a L’Oréal participa, muitas em parceria com entidades relevantes neste campo. Por exemplo, em Portugal, a L’Oréal juntou-se à Sociedade Ponto Verde para lançar a iniciativa “Reciclar em Beleza” disponibilizando toda a informação necessária para os consumidores procederem à correcta separação e reciclagem de todas as categorias de produtos cosméticos, incluindo aerossóis, vernizes e maquilhagem.
Em 2020, a L’Oréal assinou o “Pacto para Gestão da Água”, uma iniciativa que tem como propósito colocar o tema da Água no centro da agenda nacional e promover uma maior consciencialização, conhecimento e disseminação de boas práticas para tornar a gestão dos recursos mais eficiente e prevenir os riscos associados à gestão da água. A L’Oréal assinou, também, a carta de compromissos “Lisboa Capital Verde”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, onde várias empresas se comprometem a atingir 23 objectivos, relativos à energia, economia circular, mobilidade verde e promoção de campanhas de sensibilização destinadas a reduzir o impacto ambiental até 2025.
«Desenvolvemos anualmente o Citizen Day, programa de voluntariado global, no qual são desenvolvidas actividades, com o objectivo de envolver os colaboradores na missão da sustentabilidade – ambiental e social – inserido na nossa missão L’Oréal For The Future», conclui.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 199) da Executive Digest.

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