Os mestres dos mares

É a companhia número um em portugal pelo sexto ano consecutivo, chegando assim aos 29 748 passageiros em 2018. Com uma frota em expansão e a inovação e o meio ambiente no centro da evolução dos navios, os planos de crescimento da msc cruzeiros mantêm-se ambiciosos

A MSC Cruzeiros é maior companhia privada de cruzeiros do mundo e a companhia número um na Europa e América do Sul, navega durante todo o ano no Mediterrâneo e Caraíbas. Oferece ainda uma vasta gama de itinerários sazonais no Norte da Europa, Oceano Atlântico, Antilhas Francesas, EUA e Canadá, América do Sul, Sul de África, China e Japão, bem como no Dubai, Abu Dhabi e Índia. Inovadora no sector dos cruzeiros, a companhia constrói uma reputação global na indústria com uma das frotas mais recentes no mar.

«Conhecida como os mestres dos mares, somos uma companhia familiar com uma história marítima com mais de três séculos e, por isso, temos uma paixão por descobrir o mundo através dos mares e os nossos cruzeiros são a melhor forma de a partilhar com os nossos viajantes. É uma paixão que se pode sentir na experiência dos nossos comandantes e tripulação, no design elegante e inovador dos nossos navios e na variedade dos nossos itinerários», explica ao detalhe Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros. Composta por 16 modernos e inovadores navios – 17 em Novembro, com a chegada do MSC Grandiosa – oferece uma experiência de férias única e incomparável, sempre com gastronomia autêntica, entretenimento premiado, repleta de descontracção, alojamento confortável, bem como um excelente serviço e dedicação.

A frota dispõe da maior percentagem de camarotes com varanda com vista sobre o mar por navio, onde o design e o conforto italiano estão alinhados com a segurança e com o meio ambiente. No âmbito do seu ambicioso plano de investimento sem precedentes de 13,6 mil milhões de euros, a frota da MSC Cruzeiros deverá aumentar para 29 navios de cruzeiro até 2027. Até ao momento, a MSC Cruzeiros já criou seis novas classes de grandes navios, todos eles protótipos que desafiam os limites da arquitectura e design marítimo, e ainda uma classe de ultra-luxo com opções inovadores para o conforto do viajante.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Prova de tudo isto é também o crescimento contínuo e sustentável ao longo dos últimos anos, onde os números recentes têm demonstrado que fazer férias em cruzeiros está cada vez mais popular para os portugueses. Tendo a MSC Cruzeiros atingido um total de 29 748 passageiros em 2018, o que corresponde a um aumento de 34,2% face ao ano de 2017, num mercado onde 65 000 portugueses realizam cruzeiros e onde a margem para crescer é ainda muito grande.

Quem o diz é Eduardo Cabrita. «Penso que, à semelhança do turismo na economia nacional, este mercado surge cada vez mais como um dos sectores de maior sucesso e com maior potencial de crescimento no nosso país. Acredito que a evolução do sector em Portugal superará o crescimento da indústria dos cruzeiros, não só ao nível Europeu, mas também mundial, num contexto de uma economia melhorada, oque proporciona mais oferta de novos navios com produtos mais acessíveis e atractivos.»

Segundo os mais recentes números da CLIA – Cruise Lines International Association, 28,5 milhões de pessoas realizaram cruzeiros em 2018. Um crescimento significativo e que representa uma subida de cerca de 7% relativamente a 2017. «Enquanto o sector de cruzeiros representa ainda apenas 2% da indústria mundial de viagens, as chegadas de turistas internacionais cresceram 6% em 2018, fazendo 1,4 mil milhões, enquanto as viagens de cruzeiros cresceram quase 7% durante o mesmo período, o que significa que a indústria dos cruzeiros está a crescer acima do crescimento do turismo mundial.

Neste momento existem 386 navios de cruzeiro e as previsões apontam para que nos próximos dez anos sejam construídos mais cerca de 100 navios, aumentando a capacidade mundial para cerca de 39 milhões de cruzeiristas em 2027», põe-nos a par Eduardo Cabrita. Referindo ainda a altura propícia ao sector em Portugal, na medida em que os portos nacionais registam os maiores recordes para o sector e os novos terminais permitem atrair mais navios e mais passageiros. A margem de crescimento é assim grande num universo onde a penetração portuguesa é ainda jovem, apenas 0,65% comparativamente com a Europa, que apresenta neste momento 2%. E a MSC Cruzeiros está munida de muitos argumentos.

Com base na herança e conhecimento dos mares, a MSC Cruzeiros opera com uma visão a longo prazo, com uma frota em expansão e com a inovação no centro da evolução dos navios. «Construímos navios inovadores como por exemplo o MSC Bellissima, que disponibiliza não só uma inovadora tecnologia futurista, mas também ambiental», partilha o director-geral. Para além de todas estas características únicas e inovadoras, a MSC Cruzeiros sente também uma grande responsabilidade pelo meio ambiente do qual faz parte. «A companhia opera com o maior respeito pelos oceanos e desenvolve de uma forma contínua métodos inovadores de modo a reduzir o impacto ambiental proveniente da passagem dos seus navios.

Posso por exemplo destacar que a MSC tem neste momento em curso um Programa de Redução de Plásticos que visa a eliminação de todos os plásticos de forma gradual de todas as operações dos navios no mar e em terra, substituindo-os por soluções ecológicas», exemplifica. Como uma companhia internacional e em expansão, a experiência de férias MSC Cruzeiros são vendidas por todo o mundo através de uma rede de distribuição em 81 países.

A companhia emprega mais de 30 500 pessoas, tanto nos escritórios em terra como a bordo dos seus navios e faz parte do MSC Group, constituído por companhias líderes de transporte e logísticas. «A inovação está no coração de tudo o que fazemos na MSC Cruzeiros e a tecnologia não pára de evoluir», garante. «Desde o lançamento do MSC for Me em 2017, o nosso programa de inovação digital líder na indústria, continuamos a investigar e a implementar as mais recentes tecnologias criadas especificamente para melhorar a experiência dos nossos viajantes, garantindo que aproveitem ao máximo a grande variedade de serviços, actividades e instalações que disponibilizamos a bordo dos nossos navios.»

Os próximos dois navios de última geração, o MSC Grandiosa e o MSC Virtuosa, que serão entregues em Novembro deste ano e em 2020, respectivamente, vão igualmente ser navios inteligentes e com evoluções no programa digital da MSC Cruzeiros. «Posso por exemplo destacar que as novas características do MSC for Me introduzidas no MSC Grandiosa englobam não só a experiência a bordo mas também o pré-cruzeiro, para que os viajantes possam planear melhor tudo o que pretendem fazer antes de embarcarem», conta. Para além disso, serviços a bordo, tais como o Friends & Family Locator ou o MSC for Me Chat ajudam os viajantes a ficar conectados com as pessoas com quem viajam. Todas estas inovações foram criadas para poupar tempo valioso dos viajantes, para que possam desfrutar ao máximo das suas férias a bordo sem preocupações.

Como companhia global, a MSC Cruzeiros está em constante evolução e a olhar para outros mercados, como é o caso dos EUA ou da China, que são cada vez mais importantes. «Embora sejamos uma companhia focada principalmente na Europa e nos europeus, queremos chegar a cada vez mais destinos e o facto de estarmos a lançar navios novos todos os anos é um factor importante para isso.

Por exemplo, o facto de termos entrado no segmento ultra-luxo com a encomenda de quatro navios destinados a esse fim, vai possibilitar-nos aceder a destinos novos e diferentes aos quais as características próprias desses navios estarão eventualmente adaptadas», põe-nos a par, enquanto explica que é o lançamento de novos navios que tem alavancado o crescimento da MSC Cruzeiros, em todos os países onde opera, possibilitando- -os de disponibilizar mais e novos itinerários, o que tem permitido diversificar a oferta, fidelizar e atrair mais viajantes.

A MSC Cruzeiros oferece uma escolha de serviços e instalações cada vez maior, garante o director-geral. Com base nos cinco pilares: gastronomia requintada, alojamento confortável, serviço distinto para famílias, entretimento premiado e tecnologia inovadora, têm sido muitos os avanços e inovações em cada um destes campos.

Ler Mais





Comentários
Loading...