RUMOS: Conheça três programas de especialização em áreas emergentes
O mercado está cada vez mais dinâmico e com uma multiplicidade de funções a surgirem, altamente especializadas. Por sua vez, este dinamismo traz oportunidades e com elas a necessidade de contratar profissionais especializados nestas áreas emergentes.
A Rumos, área da Formação, em colaboração com o ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e a Atlântica – Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia, disponibilizam ciclos de estudos avançados que preparam executivos para impulsionar a sua carreira, consolidando conhecimentos em áreas críticas para as organizações. Ao especializarem-se numa área de conhecimento emergente, estes pós-graduados tornam-se elementos catalisadores de inovação e crescimento nas suas organizações. Levam com eles as ferramentas e o conhecimento partilhado pelos docentes – que são também profissionais que estão no activo a colaborar em empresas com grande reconhecimento no mercado – para implementarem novas tecnologias e formas de trabalho nas organizações.
É neste contexto que surge a pós-graduação em Data Science, que vai já para a sua 15.ª edição. A quantidade de dados gerados pelas organizações tem vindo a crescer e, consequentemente, a necessidade de pessoas especializadas capazes de retirar valor desses dados. Quando devidamente explorados, permitem a tomada de decisões estratégicas para o negócio, criação de novos produtos, oferta de serviços mais personalizados, entre muitas outras potencialidades. Esta é uma área transversal a todos os tipos de organizações e a todos os sectores, sendo o seu valor reconhecido pelas vantagens que promove.
O programa desta pós-graduação é composto por dois ciclos: especialização em Data Science Foundations e especialização em Applied Data Science, que permitem aos estudantes ficarem com uma visão alargada e detalhada dos conceitos e metodologias implícitas a esta área. A primeira disponibiliza os principais conceitos e ferramentas fundamentais usadas pelos Data Scientists. A segunda oferece uma forte base dos princípios necessários para o desenvolvimento de um projecto de Data Science com práticas de aplicação a projectos reais.
Esta pós-graduação tem a duração de 162 horas e atribui 25 ECTS (European Credit Transfer System). Os alunos que concluam este programa com sucesso, ficam habilitados a proceder à criação e gestão de equipas de Data Science na organização, a estruturar projectos de Data Science, serem capazes de identificar oportunidades para uso de Data Science dentro das organizações, saberem extrair, processar e explorar dados aplicando métodos estatísticos para retirar mais informação dos dados e serem capazes de criar modelos descritivos e preditivos.
Igualmente consequência do aumento do interesse das organizações na transformação digital, a necessidade de recursos qualificados que levem a cabo essa transformação, com foco no aumento de eficácia e eficiência dos seus processos tem vindo a crescer. No âmbito desta transformação, a automação e as tecnologias inteligentes têm vindo a demonstrar uma real capacidade transformadora dos negócios e da produtividade das empresas, sendo por isso apontada como uma das grandes tendências tecnológicas.
A automação de processos pode ter um papel muito importante na transformação do próprio negócio, ajudando a melhorar a produtividade, a reduzir e optimizar custos e a melhorar a qualidade do serviço prestado. Foi por isso que surgiu a pós-graduação em Robotic Process Automation (RPA), um programa formativo de 162 horas, com atribuição de 25 ECTS, e igualmente composto por dois ciclos de especialização: a especialização RPA Management e a especialização RPA Implementation.
Este programa destina-se a todos os que pretendem tirar partido desta nova capacidade estratégica de optimização de processos, habilitando a gerir equipas e projectos de automação, nas suas várias fases: preparação, implementação, exploração, programação, configuração, implementação e monitorização de robôs de automação.
Já a Segurança Informática e a Protecção de Dados são outros dois temas que estão na ordem do dia, e que assumem um papel cada vez mais importante na gestão e defesa das organizações. Diariamente, as empresas estão expostas ao risco, e muitas situações poderiam ser evitadas se as empresas conseguissem garantir uma avaliação, implementação e manutenção contínuas das práticas essenciais de segurança. É, por isso, fundamental formar executivos capazes de alertar e sensibilizar as organizações para a importância que a prevenção ocupa e de implementar programas preventivos.
Ciente da complexidade do tema e fruto da elevada procura, surge a pós-graduação em Cyber Security & Data Protection, com a duração de 162 horas e atribuição de 25 ECTS. O programa formativo desta pós-graduação é composto por dois ciclos de especialização: especialização Information Security Governance and Management e especialização Information Security Operation and Support. Esta divisão pretende tornar os alunos aptos a compreenderem os riscos, causas de ataques e ameaças de segurança que poderão afectar as organizações, bem como, proporcionar os conhecimentos necessários para implementar um sistema de gestão de segurança, alinhado com as normas e objectivos de negócio, por forma a garantir a segurança da informação e os dados de uma organização.
Além da Segurança Informática, também o Regulamento Geral de Proteccão de Dados (RGPD), que estabelece regras sobre os direitos de privacidade dos cidadãos, ocupa um lugar de destaque no programa formativo, aprofundando temas como: Gestão e Governança da Segurança da Informação; Protecção de Dados e Privacidade e Segurança e Cyber Resiliência Cibernética.
Os alunos que concluírem com sucesso esta pós-graduação ficarão qualificados para implementar os padrões internacionais ISO 27001 (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) e ISO 22301 (Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios), para apoiar o processo de certificação da organização no âmbito de auditoria externa e também alcançar a Certificação Profissional ISO/IEC 27001.
Estas três pós-graduações unem a experiência pedagógica de entidades do Ensino Superior com a da Rumos, potenciada pelo know-how de 30 anos em áreas tecnológicas. Tratam-se, por isso, de conteúdos programáticos actualizados e parametrizados com as necessidades reais das empresas, e podem ser frequentados tanto presencialmente, como através da modalidade de Live Training, ou seja, formação remota em tempo real.
Se o seu futuro passa por estas áreas mais tecnológicas, aposte em si e na sua formação, aumente o seu know-how e esteja apto para o que as empresas mais precisam nos dias de hoje. Afinal, as oportunidades e o sucesso estão sempre do lado dos profissionais mais competentes.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Setembro (n.º 198) da Executive Digest.