Chris Hughes: Co-fundador do Facebook quer “desmantelar” a empresa

Chris Hughes trabalhou ao lado de Mark Zuckerberg para erguer o Facebook, ajudando a construir a maior rede social do mundo, mas, agora, está a alertar para a necessidade de controlar o seu crescimento. Ao longo das últimas semanas, o co-fundador do Facebook juntou-se a dois especialistas da área da concorrência para participar em reuniões com procuradores, o Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos da América.

Segundo avança o The New York Times, Chris Hughes estará a criar um caso contra o Facebook. O co-fundador da plataforma sublinha que o Facebook tem levado a cabo uma série de aquisições defensivas, que lhe permite proteger a sua posição dominante no mercado das redes sociais. Esta estratégia de monopólio – que Chris Hughes já tinha apontado em Maio – permite ao Facebook exigir preços mais elevados aos anunciantes e oferecer uma experiência pior aos utilizadores.

O The New York Times nota que o comportamento de Chris Hughes dá nas vistas por serem raros os casos em que um fundador vira as costas à empresa que ajudou a criar. A proposta de Chris Hughes passa por desmantelar o Facebook, retirando-lhe algum controlo. A ideia seria dividir Facebook, Instagram e Whatsapp em empresas diferentes, por exemplo.






Comentários
Loading...