Pequenos negócios: 12 dicas para cortar custos extra

Existem custos a que um pequeno negócio não consegue fugir porque são necessários para produzir/criar o produto ou serviço que disponibiliza. Estes são os custos directos e podem não apresentar grande margem de manobra, mas e em relação aos custos indirectos? De acordo com um artigo publicado pela empresa de software Intuit, é possível cortar nestas despesas. Basta seguir 12 passos:

1 – Rever com cuidado. Primeiro que tudo, é necessário fazer um levantamento de todos os custos inerentes ao negócio e determinar quais são os indirectos (também denominados overhead). É preciso ter em conta que estes custos poderão mudar com o tempo, com base no nível de actividade da empresa, por exemplo. Por isso mesmo, é importante rever esta lista mensalmente e assinalar, entre outros, os itens que já não são necessários, aqueles cujo preço é muito elevado e aqueles que podem ser melhorados;

2 – Não esperar magia. Não vale a pena esperar que haja uma solução perfeita para resolver os problemas relacionados com custos directos. Cortar apenas numa despesa poderá não ser suficiente. É necessária paciência e capacidade para perceber que o caminho pode passar por um conjunto de pequenos ajustes;

3 – Brainstorm com os funcionários. Mesmo que se trate de uma pequena empresa, é boa ideia reunir com a equipa para obter feedback sobre onde poupar dinheiro. Se se tratar de uma organização um pouco maior, poderão ser oferecidos incentivos aos funcionários para que pensem em formas de melhorar o orçamento;

4 – Reavaliar os contratos externos. Outra das dicas passa por reavaliar todos os contratos estabelecidos com terceiros, incluindo alugueres. Mesmo que continue a fazer sentido ter uma relação comercial com determinada empresa, poderá ser vantajoso mudar os termos do contrato – uma vez que as necessidades também se vão alterando;

5 – Limpar o armazém. Será possível que o armazém da empresa esteja repleto de equipamentos que não funcionam, nomeadamente computadores, impressoras, faxes e telefones já ultrapassados?;

6 – Avaliar a equipa. De acordo com a Intuit, é possível que exista pelo menos um ou dois membros da equipa que não estejam a desempenhar as suas funções da melhor forma. Apesar de se tratar de uma tarefa desagradável, por vezes o melhor a fazer é mesmo despedir quem não cumpre os requisitos;

7 – Tirar partido dos clientes actuais. Em vez de gastar dinheiro em publicidade, que tal tirar partido da actual base de clientes? Se forem clientes felizes, poderão ser embaixadores da empresa;

8 – Dizer adeus ao papel. Digitalizar os processos é uma das formas de eliminar custos indirectos: basta reduzir o papel e tinta utilizados no escritório e apostar numa estrutura de cloud, por exemplo;

9 – Escolher o melhor cartão de crédito. Analisar bem o mercado e conhecer as diferentes opções de cartão de crédito disponíveis é um dos truques para cortar nos custos indirectos. É importante perceber qual o cartão que oferecer melhores benefícios, nomeadamente milhas, cashback ou recompensas;

10 – Controlar as compras. Neste caso, a sugestão passa por designar uma pessoa responsável por todas as compras, que assume também a negociação de contratos e os pedidos a distribuidores. Deverá ser uma pessoa sem problemas em pedir descontos e negócios mais favoráveis. Além disso, deve dedicar todo o seu tempo a esta função para que seja o mais produtiva possível;

11 – Subalugar o escritório. Se a empresa for proprietária do imóvel onde tem o seu escritório, poderá encontrar uma forma de rentabilizar salas vazias: subalugar a outros negócios;

12 – Perceber quando espaço é necessário. É preciso analisar o tamanho da organização e perceber se faz sentido, ou não, ter um escritório. Em algumas situações, trabalhar em casa é uma opção. Além disso, sendo necessário um escritório, terá de ser na parte mais cara da cidade?

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