Comissão Europeia multa Canon em 28 milhões de euros
A Comissão Europeia decidiu aplicar uma multa de 28 milhões de euros à Canon por entender que implementou parcialmente a sua aquisição da Toshiba Medical Systems Corporation (TMSC) antes de receber luz verde. A comissária Margrethe Vestager lembra que as empresas têm de respeitar os procedimentos e regras da concorrência e são obrigadas a notificar e esperar por aprovação da comissão antes de avançarem.
«A Canon estruturou uma transacção para contornar estas obrigações quando adquiriu a TMSC. Esta é uma quebra processual da nossa avaliação da fusão pelo que estamos a multar a Canon em 28 milhões de euros», explica Margrethe Vestager.
A operação em questão remonta a 2016, tendo a Canon notificado a Comissão Europeia a 12 de Agosto desse ano. A comissão autorizou a transacção a 19 de Setembro, mas a Canon já tinha avançado com o processo.
Em comunicado, a comissão sublinha que a multa não invalida a aprovação emitida em 2016. Trata-se apenas de reforçar as regras relativamente à aquisição de empresas e à necessidade de seguir as mesmas.