Open Banking pode aumentar receitas dos bancos

Os executivos da banca acreditam que o Open Banking vai permitir chegar a mais clientes e parceiros, bem como optimizar os seus processos. Conclusões do estudo “It’s Now  Open Banking, Do You Know What Your Commercial Clients Want From It?”, conduzido pela Accenture.

Muitos dos bancos mundiais esperam que o Open Banking os ajude a alcançar um crescimento de dois dígitos nas suas receitas. A maioria afirmou que o fornecimento de serviços de Open Banking aos seus clientes comerciais é uma iniciativa estratégica nos seus programas de transformação digital.

O Open Banking permite aos clientes comerciais dos serviços financeiros a partilha dos seus dados de forma segura com terceiros, tornando mais fácil a transferência de fundos, a comparação de produtos e a gestão de contas através de um Interface de Programação de Aplicações.

De acordo com o estudo da Accenture, 90% dos grandes bancos a nível mundial pretende oferecer serviços de Open Banking aos seus clientes, e mais de metade (54%) acredita que estes serviços podem aumentar as suas receitas até 10%, enquanto cerca de 35% espera um crescimento até 20%.

A Accenture auscultou mais de 750 executivos de bancos globais, pequenas e médias empresas e grandes multinacionais, tendo concluído que os clientes da banca comercial procuram o mesmo que os clientes da banca de retalho: processos mais inovadores e uma melhor experiência, processos em que o Open Banking pode ajudar.

No que diz respeito aos principais benefícios da utilização de uma plataforma de Open Banking, os inquiridos indicaram maioritariamente o acesso a serviços bancários cómodos e inovadores, o que foi referido por 30% dos executivos de grandes multinacionais e 23% dos executivos de PMEs.

Em relação às áreas de negócio que poderiam melhorar através do Open Banking, tanto os responsáveis de PMEs como os das grandes empresas, referiram a área de pagamentos, financiamento e de gestão de tesouraria.

Luís Pedro Duarte, vice-presidente da Accenture Portugal, responsável pela área de Financial Services, afirma que: «embora o debate acerca do Open Banking se tenha centrado, até hoje, nos consumidores de retalho, percebemos que muitos executivos da banca comercial procuram o mesmo para o seu banco. O Open Banking proporciona ao sector bancário a oportunidade de recorrer a um ecossistema que oferece mais e melhores serviços, entre os quais apoios a PMEs e a clientes de banca corporativa para expansão do seu alcance e promoção de serviços bancários inovadores.»

90% dos grandes bancos investiu, ou planeia investir em 2019, em iniciativas de Open Banking para clientes da banca comercial; 71% planeia investir até 20 milhões de dólares (17,5 milhões de euros); e 24% planeia investir mais de 20 milhões de dólares para criar as suas próprias plataformas comerciais abertas, oferecer serviços a terceiros e explorar novas utilizações de Open Banking.

O estudo revela ainda que 35% dos clientes da banca comercial já utiliza plataformas de Open Banking e 42% planeia utilizar em 2019. Quando questionados sobre com quem pretendiam colaborar em iniciativas de Open Banking, quase 75% dos clientes da banca corporativa e 66% dos clientes de PMEs referiram os seus bancos. Apenas 15% dos clientes comerciais preferiria um fornecedor de tecnologia fora do sector bancário.

«Há uma série de novos actores não bancários, ágeis e digitais que estão a utilizar o Open Banking para captar clientes dos bancos tradicionais», afirmou Luís Pedro Duarte. O comunicado de imprensa refere ainda que para os bancos liderarem esta mudança terão de sair da sua zona de conforto e oferecer soluções alinhadas com as necessidades dos seus clientes.

 

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