Consumidores dispostos a pagar mais por produtos amigos do ambiente
Produtos recicláveis e reutilizáveis passam a estar no topo das prioridades dos consumidores. Mais de metade dos consumidores afirma que pagaria mais por produtos com práticas mais sustentáveis, refere a pesquisa da Accenture.
«Esta mudança reforça a necessidade das empresas aumentarem o seu compromisso com práticas de negócio mais sustentáveis», refere Pedro Galhardas, managing director na Accenture Strategy em Portugal.
Enquanto os consumidores continuam predominantemente focados na qualidade e no preço, 83% dos inquiridos acredita que é importante ou extremamente importante que as empresas criem produtos que possam ser reutilizados ou reciclados. Aproximadamente 72% dos consumidores assegura que compra actualmente mais produtos amigos do ambiente do que há cinco anos, enquanto que 81% diz planear comprar mais nos próximos cinco anos.
Já os plásticos são percepcionados como o tipo de embalagem menos amigo do ambiente (77% dos consumidores) e os produtos de papel os mais amigos do ambiente (55% dos inquiridos).
A indústria química carece de preocupação sobre o seu impacto ambiental. Um em cada quatro consumidores (26%) afirmou acreditar que esta é a indústria menos preocupada com o seu impacto das nove indústrias incluídas no questionário. 72% dos consumidores afirma também confiar pouco ou nada nas comunicações das empresas químicas em relação ao impacto ambiental dos seus produtos e serviços, em comparação com as restantes indústrias analisadas no estudo.
«Alguns resultados deste inquérito são encorajadores, mas existem também implicações para as empresas químicas, nomeadamente a necessidade de superarem a percepção negativa que têm junto do consumidor e a necessidade de produzirem materiais sustentáveis a um preço competitivo», afirma Rachael Barterls, senior managing director na Accenture que lidera a área de Recursos Naturais e Químicos, referindo que esta deve ser uma indústria aceleradora da economia circular.
De notar que o estudo da Accenture baseou-se num questionário realizado a 6 mil consumidores em 11 países da Europa, América do Norte e Ásia.