Ações da Philips caem mais de 11%. Vendas trimestrais 350 milhões de euros abaixo do esperado

As ações da Philips caíram mais de 11% esta quarta-feira de manhã após aumentar o custo de ventiladores e verificar uma escassez do recall dos seus produtos. Espera-se uma queda no lucro principal do último quarto trimestre em quase 40%, cerca de 650 milhões de euros.

A Philips verificou vendas abaixo do esperado, depois da empresa holandesa de tecnologia médica reduzir as vendas e “sofrer” com a escassez do recall de ventiladores assim como vários produtos eletrónicos. “É uma situação difícil”, disse o CEO Frans van Houten à ´Reuters`. “Tivemos escassez de vários artigos e verificámos muito congestionamento no porto, às vezes, durante duas a três semanas. Tudo isto atrasou a chegada dos nossos produtos até ao clientes”, explica.

As vendas comparáveis caíram 10% na base anual, cerca de 4,9 mil milhões de euros, já que os hospitais tiveram que adiar a instalação de equipamentos devido à falta de peças. Van Houten, disse ainda, que os problemas se intensificaram sobretudo ao longo do quarto trimestre e não há previsão de melhorias nos primeiros meses de 2022. Contudo, a Philips, mantém o objetivo de retomar o seu crescimento ao longo do ano.