As 8 maiores tendências de negócios para o próximo ano
A ‘Forbes’ listou aquelas que serão as oito maiores tendências de negócios para 2022. Ora veja:
Tendência 1: operações sustentáveis e resilientes
As organizações devem tentar eliminar ou reduzir os custos ambientais da sua atividade. A descarbonização da cadeia de abastecimento é um bom lugar para começar a implementar a mudança. A sustentabilidade está ligada à resiliência, dado que ser resiliente significada ser capaz de se adaptar e sobreviver por um longo prazo.
Tendência 2: O equilíbrio entre trabalhadores humanos e robôs inteligentes
Dado que existem robôs cada vez mais capazes e sistemas de inteligência artificial (IA) que podem realizar tarefas que antes eram feitas por humanos, os empregadores deparam-se com algumas questões. Como encontrar o equilíbrio entre as máquinas inteligentes e a inteligência humana? Que funções devem ser atribuídas às máquinas? Quais as funções são mais adequadas para os humanos? A automação irá afetar todos os setores, pelo que os líderes devem preparar as suas organizações e trabalhadores para essa mudança futura.
Tendência 3: A mudança no pool de talentos e a mudança na experiência dos funcionários
A forma como trabalhamos está a evoluir, havendo mais jovens a entrar no mercado de trabalho, bem como uma nova realidade de trabalho remoto. No livro “The Human Cloud”, Matthew Mottola e Matthew Coatney argumentam que o emprego de tempo integral tradicional será uma coisa do passado.
Tendência 4: Organizações mais horizontais e ágeis
Tradicionalmente, as organizações são muito hierárquicas e rígidas nas suas estruturas, mas isso está a mudar. Nesta altura, os líderes reconhecem a necessidade de estruturas mais horizontais e ágeis que permitam à empresa reorganizar as equipas rapidamente e responder às mudanças que surjam.
Tendência 5: Autenticidade
Os consumidores de hoje procuram uma conexão mais forte com as marcas, tendo sido essa necessidade de conexão que deu origem à autenticidade como uma tendência de negócios.
A autenticidade ajuda a promover conexões humanas; como humanos, é normal gostarmos de ver marcas (e líderes de negócios) a exibir qualidades humanas importantes como honestidade, empatia, compaixão, humildade, bem como até alguma vulnerabilidade e medo.
Tendência 6: Negócios com objetivos
Vinculada à autenticidade, esta tendência tem como objetivo garantir que a sua empresa exista para servir a um propósito significativo – e não apenas para gerar lucros para os acionistas. O propósito define o porquê de a empresa existir. É importante sublinhar que um propósito forte tem a promessa de transformação ou procura por algo melhor – seja um mundo melhor, uma maneira melhor fazer algo ou o que for importante para a sua empresa.
Tendência 7: Coopetição e integração
Atualmente, quase tudo pode ser alcançado com a terceirização e o mundo empresarial global nunca foi tão integrado. No futuro, será cada vez mais difícil ter sucesso sem fechar parcerias com outras organizações, apostando numa maior integração da cadeia de abastecimento, mais integração e partilha de dados entre organizações e até mesmo cooperação entre concorrentes.
Tendência 8: Novas formas de financiamento
As formas que as empresas podem arranjar para ter financiamento também estão a sofrer alterações, com novas plataformas e mecanismos a surgirem para conectar empresas com investidores e doadores – crowdfunding, ofertas iniciais de moedas (ICOs), tokenização e SPACs.