Concessão de empréstimos abranda em setembro. Crédito automóvel em ‘queda livre’

Em setembro, o montante do crédito pessoal concedido pelos bancos e sociedades financeiras aumentou 9,1% para os 269 milhões de euros. Por sua vez o valor dos empréstimos para automóveis caiu 2,8% para os 222 milhões de euros, enquanto o montante concedido em crédito a descoberto e cartões subiu 0,2%, para os 94 milhões de euros, de acordo com os dados publicados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

No que toca ao número de novos contratos celebrados, houve uma ligeira queda no empréstimo automóvel (-3,5%), assim como nos cartões e crédito a descoberto (-2%), para os 15.531 e 67.206 contratos, respetivamente.

Na categoria de crédito pessoal, houve um aumento de 15,5% nos contratos celebrados submetidos à categoria ‘ Educação, Saúde, Energias Renováveis e Locação Financeira de Equipamentos’ e de 19,4% na categoria de ‘Outros Créditos Pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)’.

No crédito automóvel, o número de acordos de crédito celebrados tiveram uma quebra percentual em todas as categorias( -28,9% em ‘Locação Financeira ou ALD: novos’, -47,3% em Locação Financeira ou ALD: usados; -12,1% em ‘Com reserva de propriedade e outros: novos’ e -1,3% em ‘Com reserva de propriedade e outros: usados’).

No total,  houve um aumento de 0,2% nos contratos celebrados em setembro, face a agosto.